• Folia sustentável: fantasias acessíveis e que surpreendem
  • Folia sustentável: fantasias acessíveis e que surpreendem
  • Folia sustentável: fantasias acessíveis e que surpreendem

Folia sustentável: fantasias acessíveis e que surpreendem

Com a temporada mais movimentada do ano chegando já é possível ver a agitação das pessoas na procura do que vestir durante o Carnaval. As opções são muitas e é fácil se perder em meio a roupas chamativas, com muito brilho e novidades em maquiagem e acessórios. Para auxiliar os foliões a se prepararem sem gastar muito, Silvia Marques, docente da área de moda do Senac Piracicaba dá dicas de como compor o look reaproveitando materiais antigos e fazer uma maquiagem descomplicada.

“Como o foco do Carnaval é diversão, porque não fazer isso compartilhando experiências, pensando e consumindo de maneira consciente? Isso tudo é possível confeccionando os próprios acessórios e customizando a fantasia, para tornar cada peça única”, explica a docente.

Para as altas temperaturas, a primeira dica é apostar em cores mais leves na hora de se vestir enquanto investe em pequenos complementos, como ponto alto da composição do estilo. “É uma atitude simples, mas que gera praticidade e economia ao folião, uma vez que ele poderá reaproveitar materiais que já tem no guarda-roupa”, afirma.

Segundo Silvia, uma das preocupações na escolha dos acessórios é em relação à adequação do ambiente: “Em lugares abertos é melhor evitar brincos e colares que possam ser alvo de puxões”.

REAPROVEITANDO ACESSÓRIOS

A docente indica revisitar o armário a procura de tiaras, brincos antigos e até mesmo flores artificiais. Pegue retalhos de malhas ou tecidos planos e explore sua criatividade, lembrando sempre que essa é a hora de abusar das cores.

Por conta das altas temperaturas, vale a pena apostarem coques com lenços amarrados no topo da cabeça, em tiaras e grampos coloridos ou fitas de cetim com pérolas. Se a preferência é pelo cabelo solto, a dica é usar brincos grandes com formas geométricas, praianos ou que remetem a elementos da natureza, como estrela do mar, folhagens, flores e conchas.

Outra orientação é a de evitar acessórios coloridos que não tenham resistência ao suor, pois pode ocorrer migração de pigmento para a roupa ou pele, causando alergia aos mais sensíveis.

“A ferramenta para dar certo é o autoconhecimento. Saber do que você gosta, quais acessórios te valorizam e pensar a respeito do local escolhido para celebrar o Carnaval feliz e confortável”, afirma Silvia.

A MAQUIAGEM

De acordo com docente, a principal tendência é a chamada maquiagem color blocking: “Muito presente nos anos 80 e 90, ela consiste em aplicar uma sombra colorida até próximo às sobrancelhas. Além disso, pode-se explorar o uso de glitter e batons neon ou mesmo apostar numa temática mística com tons lavanda e lilás que remetem a unicórnios ou sereias”.

Para obter equilíbrio entre o acessório e a maquiagem, a dica é escolher um tema e aplicar os dois itens numa composição que mantenha a harmonia. Se a ideia for parecer uma sereia, utilizar sombras neon ou cintilantes nos tons de lavanda ou azul claro e combinar com brincos de acetato colorido que remetam ao fundo do mar.

Cuidado também com maquiagens muito fortes, que podem derreter dependendo da temperatura. O indicado é optar por produtos com maior durabilidade e resistência ao suor e oleosidade. “Se a folia for num ambiente fechado e climatizado, então a make pode ser mais elaborada”, explica Silvia.

SERVIÇO

Senac Piracicaba fica na rua Santa Cruz, 1148 – Bairro Alto – Piracicaba/SP. Informações e inscrições: no site do Senac.

Da Redação

Crédito das fotos: Divulgação Senac