Fondue: o rei do inverno

Receita suíça ganhou novas versões e acompanhamentos no Brasil. Na foto, Fondue de Leite Ninho com Nutella, da Amo Muito Doces. (Foto: Amanda Vieira / JP)

Ele é estrela quando o assunto é comida de inverno: o fondue. Doce ou salgado, essa delícia foi criada na Suíça em meio à Segunda Guerra Mundial. Isolados nas frias montanhas do país, os camponeses não tinham como buscar mantimentos nas cidades.

Produtores de leite e queijo, eles acabaram por aproveitar a fartura do ingrediente para inventar uma receita simples: os camponeses derretiam o queijo e mergulhavam pão na iguaria borbulhante. Mistura saborosa e perfeita para a nutrição em um momento tão inóspito.

A fama chegou para o fondue apenas na década de 50, quando o chefe Conrad Egli, do restaurante Chalet Suísse, em Nova York, resgatou a tradicional receita e ainda inventou uma versão de chocolate, para fazer as vezes da sobremesa.

De lá para cá, o fondue ganhou ainda mais status e inovações. Todavia, se o que você busca é tradicionalidade, isso é exatamente o que o restaurante Empório Santa Clara tem o objetivo de oferecer. O fondue servido no local é preparado com um mix de queijos suíços. “Já tentamos fazer diversas misturas, mas nenhuma delas se aproximou tanto da receita original”, afirma Felipe Gerdes, um dos proprietários. “Ele tem esse sabor característico, que leva licor de cereja, também tradicional”.

Com cheiro forte e sabor marcante, o fondue servido no Santa Clara acompanha pão ciabatta, e também podem ser adicionados pedaços de filé mignon. Para acompanhar, a indicação de Felipe é um vinho branco. “As pessoas se confundem ao achar que o vinho tinto é o único que combina com queijos, quando a maioria, na verdade, vai com vinho branco”, esclarece. “Para esse fondue recomendo um tipo mais intenso, como o Chardonnay”.

 

Fondue de Queijo Suíço – Empório Santa Clara (Foto: Amanda Vieira / JP)

A sobremesa fica por conta da doceria Amo Muito Doces. Com receitas diferenciadas, como brigadeiro e ninho com Nutella, o ateliê de doces faz sucesso nos fondues acompanhados de frutas. “Esse é o brigadeiro tradicional, uma das nossas melhores receitas e pela qual somos conhecidas na cidade”, diz Ana Laura Rocha sobre um delicioso fondue com chocolate: brilhante e convidativo.

A história da receita é interessante. Jamille, irmã de Ana Laura, foi quem começou a produzir doces e fundou o espaço. No aniversário da mãe das jovens, faltou um ingrediente para os brigadeiros, o chocolate em pó, e Jamille substituiu por outro ingrediente. Na época, a mãe ficou sentida, dizendo que, se fosse para atender a uma encomenda, a confeiteira teria comprado o chocolate faltante. A surpresa foi que a substituição ficou tão boa que até hoje é servida no local. “O ingrediente que substituiu a receita é segredo da casa, esse eu não posso revelar”, brinca Ana Laura.

 

Fondue Brigadeiro – Amo Muito Doces (Foto: Amanda Vieira / JP)

Histórias a parte, mas ainda falando de fondues que desafiam o tradicional, a chef Paula Amastalden, proprietária do restaurante Stalden Especialidades, ensina como fazer em casa um fondue especial de doce de leite.

 

Fondue de Doce de Leite

 

Fondue Doce de Leite – Receita da Chef Paula Amastalden (Foto: Amanda Vieira / JP)

 

Ingredientes:
-1 lata de leite condensado;
-1 caixa de creme de leite;
-Raspas de uma laranja;
-Canela em pó a gosto;
-Frutas sortidas picadas.

Modo de Preparo:
Cozinhe a lata de leite condensado na panela de pressão por, aproximadamente, 45 minutos para fazer o doce de leite. Deixe esfriar.
Despeje o doce de leite em uma tigela e mexa com uma colher ou um fouet vigorosamente até a mistura ficar bem lisa.
Passe o doce de leite para a ‘panelinha’ de fondue. Adicione a caixinha de creme de leite, sempre regulando a temperatura para não talhar. Adicione as rapas de laranja e a canela. Sirva morno com as frutas.

 

Mariana Requena
mariana.requena@jpjornal.com.br