Força das mulheres é tema de exposição no Parque do Mirante

Mostra reúne fotos e bordados de artista. (foto: Divulgação)

O Parque do Mirante recebe, a partir deste sábado (3), a exposição “Sororitas – Bordado em Fotografia”, que retrata o empoderamento da mulher e sua luta pela conquista de maior espaço na sociedade. A mostra fica disponível para visitação até 1 de setembro, no Posto de Informações Turísticas, aos sábados e domingos, das 9h30 às 17h30. A entrada é gratuita.

Sororitas reúne trabalhos da designer e artesã Julia Momesso e fotos de Janaína Cunha. As fotos, marcadas por significados, e feitas na estação ferroviária de Rio Claro, são de artistas que usam seus figurinos de palco que também foram utilizados em apresentações por todo o mundo. Após as edições, as fotos foram bordadas por Julia.

A seleção das obras expostas foi feita de forma minuciosa, para expressar a força, poesia e poder contida em cada mulher. Ao final da seleção, sobraram apenas dez trabalhos. “A seleção foi pensada minuciosamente de acordo com as possibilidades do enquadramento, onde se pudesse obter espaço para traduzir todo o estilo do grupo através das linhas e da agulha, formando os desenhos e texturas proporcionados pelo bordado feito a mão, com agulha de costura, pedrarias e lantejoulas”, explica a artesã.

SORORITAS
A exposição “Sororitas – Bordado em Fotografia” é baseado no Projeto Sororitas, musical-manifesto criado pelas mulheres do grupo de dança e música Shaman Tribal. No grupo, bailarinas e musicistas buscam estampar, de maneira poética, a luta das mulheres e seu empoderamento.
O significado da palavra “Sororitas” vem da junção da palavra em latim “sóror”, que significa ‘irmãs’, e remete à palavra ‘sororidade’, usada como um sinônimo de união e fraternidade dentro do movimento feminista.

SERVIÇO
Exposição ‘Sororitas – Bordado em Fotografia’. De 03/08 a 01/09, aos sábados e domingos, no Parque do Mirante. Entrada gratuita. Mais informações pelo telefone: (19) 3403-2635.

 

Mariana Requena
[email protected]