Força-tarefa imuniza 438 crianças contra sarampo e pólio

vacina Saúde recomenda imunização já que doenças são consideradas graves. (Foto: Amanda Vieira/JP)

Em dois dias de Força-tarefa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Sarampo, a Secretaria de Saúde percorreu 26 escolas e creches municipais manteve a cobertura vacinal de acima dos 60%, com a imunização de 182 crianças na sexta-feira (24) e outras 256 ontem, um total de 438 crianças. A campanha segue até dia 31 com o objetivo de atingir 18 mil crianças, que representa 95% da meta prevista pelo Ministério da Saúde.

Hoje, a ação especial da prefeitura estará em outras 14 unidades escolares, sendo, de manhã, nas escolas Prof. Dr. Elias Boaventura e Profa. Neusa Sueli de Oliveira (Pompéia), Profa. Maria de Lourdes Fuzzetti Lorenzi e Olindo Rizzato Paschoal (Morumbi), Prof. Heitor Pompermayer (Santa Cecília), Profa. Janaína Elaine de Castro (São Francisco/Taquaral) e Profa. Olivia de Almeida Carvalho Feres (Pombeva); e à tarde no Prof. Angelo Zoccante Filho e Prof. Antonio Domingos de Camargo (Água Branca), Prof. Roberto Damas da Silva (Pompéia), Prof. Milton Rontani, Prof. Walter Vitti, Ângela Sbrogio Furlan e Joaninha Morganti (Paulicéia). A ação nas escolas segue até sexta-feira (31).

Até dia 22, conforme informou o departamento de Vigilância Epidemiológico Municipal (VEM), foram vacinados 11.372 crianças contra a paralisia infantil e outras 11.158 contra o sarampo (SRC). A cobertura vacinal atingiu 61,86% para a pólio, com 2.586 crianças de 1 ano vacinadas, 2,826 com dois anos, 3.069 com 3 anos, e 2.891 com 4 anos; já a de sarampo atingiu 60,7% com 2.486 crianças de 1 ano vacinadas, 2.797 com 2 anos, 3.025 com 3 anos e 2.850 com 4 anos. Um novo balanço atualizado será divulgado na quarta-feira (29).

Segundo a prefeitura, nesta campanha, todas as crianças devem ser vacinadas, indiscriminadamente, mesmo aquelas que já tenham registro na carteirinha dessas vacinas e, apesar da Força-tarefa, durante a semana, todos os postos de saúde da Atenção Básica estão atendendo, das 8h às 15 horas (UBS e Crab) e das 8h às 16h (USF), exceto o Crab Paulista.

De acordo com o secretário de Saúde, Pedro Mello, é de extrema importância que as mães e os pais se sensibilizem e levem seus filhos para serem imunizados contra essas duas doenças. “A única forma de prevenir com segurança a poliomielite e o sarampo é a vacinação. Ambas são doenças graves. O principal risco que deve ser afastado é de a criança ser acometida por uma dessas doenças”, enfatizou.

(Felipe Poleti)