Fórum recebe a mostra “Viajando pelas Cores”

As obras são feitas, em sua maioria, com técnica de tinta acrílica sobre tela, sobre MDF, ou papel parana. /Foto: Divulgação.

O Espaço Cultural Dr. Francisco Morato, no Fórum, recebe, até 3 de maio, a exposição “Viajando pelas Cores”, do artista Carlos Alberto Valério. A visitação é gratuita e aberta de segunda a sexta-feira, das 12h30 às 18h.

A mostra faz parte do projeto “ARTENOTJ”, que visa, segundo Eliana Spadotto, coordenadora do espaço e curadora da mostra, suavizar o ambiente do Fórum. “O ARTENOTJ acontece já há alguns anos em todo o Estado, e é adotado pelas comarcas. O objetivo é divulgar a arte e humanizar o ambiente do Fórum, considerado sisudo. As pessoas vêm para cá tensas, por conta de audiências, e acabam por se deparar com a arte, leve. Temos também a oportunidade de inserir a arte na vida de quem não tem costumes de visitar pinacotecas, por exemplo”, afirma.

As obras são feitas em sua maioria com técnica de tinta acrílica sobre tela, sobre MDF ou papel parana, e as pinturas retratam os encantos de Piracicaba, sejam na natureza ou arquitetura, cidade que recebeu o artista há quase 30 anos e pela qual o pintor se apaixonou.

 

O ARTISTA
Carlos Alberto Valério é natural de Alvares Machado, pequena cidade do interior paulista, onde começou a pintar aos 10 anos de idade. Mudou-se para Piracicaba há quase 30 anos, e se apaixonou pelas belezas da cidade, que o incentivaram a expressar o encantamento em sua arte.

Voltou a pintar, primeiramente com técnicas de óleo sobre tela e óleo sobre Eucatex. Há cerca de três anos resolveu também testar as pinceladas na tinta acrílica, método através do qual, segundo o artista, a composição de cores é mais acentuada e vibrante.

Valério já levou sua arte a vários salões, como já participou o Joca Adamoli, Almeida Junior, Novos Olhares – de Rio Claro, Ararense de Belas Artes, Aquarela, Em louvor ao Idoso, Mostra Primavera, Mostra Recantos, Arte sobre caixa de fósforo, entre outros. Participou também de duas Bienais Naiffs do Brasil, nos anos de 2016 e 2018, além de realizar mais de 10 exposições individuais. Fez parte da Comissão Organizadora de Salão de Belas Artes, Aquarela, Mostra Primavera, entre outros.

O artista acredita que quando despertamos nossos dons artísticos, despertamos também nosso coração e alma. É a possibilidade de fruição da imaginação. Para ele, a arte é transformadora, perpetua uma vida e modifica o mundo.

 

SERVIÇO
Exposição “Viajando pelas Cores”. Aberta para visitação de segunda a sexta-feira, das 12h30 às 18h, até o dia 3 de maio. Local: Fórum Dr. Francisco Morato – Rua Bernardino de Campos, 55.

 

Mariana Requena
mariana.requena@jpjornal.com.br