Fórum sedia exposição de pintura e fotos

pintura Obra Petrichor, confeccionada pela estudante de artes plásticas Helô Nolasco. (Fotos: Reprodução/Claudinho Coradini/JP)
arte
Trabalho Balaieiro,de autoria de Simone Pessutti.

O Fórum de Piracicaba sedia até 20 de outubro a exposição de pintura e fotografia Olhares Múltiplos — Técnicas Diversas, com trabalhos dos alunos da artista plástica piracicabana Luisa Libardi. A mostra integra o projeto Arte e Cultura no TJ. A visitação é gratuita, de segunda a sexta-feira, das 12h30 às 18h.

Composta por quadros confeccionados nas técnicas aquarela, acrílica, giz pastel seco e óleo sobre tela e, também, de fotografias, a exposição é resultado das aulas ministradas por Luisa em seu ateliê. São cerca de 40 trabalhos produzidas por 15 alunos com idades entre 11 e 90 anos. Não há uma temática específica, portanto, segundo Luisa, cada aluno pôde produzir temas de seu interesse e personalidade. “Por isso o nome olhares múltiplos, pois cada um compõe aquilo que o inspira por meio das técnicas da arte, seja ela com tema de paisagem, flores ou qualquer outro assunto. O intuito é estimular o desenvolvimento, por isso, não mexo em nenhum trabalho. Faço com que cada um faça passar na tela aquilo que está sentindo”, explicou a artista.

Ela comentou, ainda, que recentemente se empenhou em pesquisar técnicas fotográficas e, então, expõe o resultado deste trabalho. “São sobreposições fotográficas que faço das minhas fotos e das minhas aquarelas”, disse. E acrescentou. “A interação entre os alunos e a socialização é um fator de trocas de ideias e informações. A criatividade é estimulada pela convivência, paixão e dedicação. Não existe criativo ermitão. Os alunos são estimulados a correr riscos e produzir trabalhos ousados. Um criativo tem que ser permanentemente insatisfeito e possuir a capacidade para enfrentar os riscos necessários”, afirmou Luisa.

TRAJETÓRIA — Formada em Engenharia Civil em 1981, a paixão de Luisa pela arte começou aos 13 anos de idade, quando passou a procurar por cursos de desenho, pintura e história da arte. Além de Piracicaba, ela já expôs em São José do Rio Preto, Rio Claro, Ribeirão Preto e São Paulo. A artista também desenvolveu a temática da cana-de-açúcar por 21 anos em diversas técnicas, como aquarela, óleo, acrílica, pastel seco e pastel oleoso.

SERVIÇO — Exposição de pintura e fotografia Olhares Múltiplos — Técnicas Diversas, no Espaço Cultural do Fórum Dr. Francisco Morato (rua Bernardino de Campos, 55, Bairro Alto).Visitação: até dia 20 de outubro, de segunda a sexta-feira das 12h30 às 18h. Entrada gratuita. Informações: (19) 3433-4177.

(Ana Caroline Lopes)