Fórum sedia exposição Transcendência

O espaço cultural do Fórum Dr. Francisco Morato — comarca de Piracicaba — abriga até 6 abril a exposição Transcendência, com obras de autoria da artista plástica piracicabana, orientadora e professora de arte terapia Marelly Mellega e de nove alunos do ateliê de artes dela. A mostra integra o projeto do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo chamado Arte no TJ, criado com o intuito de divulgar arte, aproximá-la do público que vai ao local e humanizar o ambiente. A visitação tem entrada gratuita.
 
 
>Os 25 trabalhos que compõem Transcendência foram confeccionados no ano passado e neste, nas técnicas óleo sobre tela, óleo sobre tela espatulado, pintura acrílica, pintura com massa e folheação de ouro com massa. Elas retratam forma humana, natureza morta, paisagem, abstrato geométrico, abstrato figurativo, abstrato urbano, entre outros temas. Os alunos de Marelly que têm obras na exposição são Antonio Berto, Du Oliveira (pseudônimo), Jéssica Battaier, Neusa Maria Capeletti Rizzo, Leila Chinelato Adamoli, Maris Randi, Ivani Medeiros, José Nivaldo Carletti e Natalina Schievano Berto.
 
 
Conforme Marelly, o nome da mostra representa o momento artístico que transcende aquilo que cada aluno sente dificuldade na vida e no dia a dia.“Enquanto pintam, estão curando, evoluindo através do universo artístico. Com isso, a cada dia nos tornamos uma pessoa melhor, seres humanos mais evoluídos. Eu trabalho com a arte da psicoterapia, em que os artistas expõem o que está dentro deles, por isso não existe um só tema específico. Eles representaram e expressaram o que eles mesmos gostam, pois não sou uma professora que define o que devem retratar. Tentamos colocar tudo para fora através das expressões artísticas, do próprio ego”, explicou. Há quadros de tamanhos variados na mostra, como de 30 cm x 40 cm e de 40 cm x 1,20 m.
 
 
A artista plástica definiu a exposição como “a arte sendo a transcendência do eu, onde tudo transcende além do universo”. “Nas curvas e retas, no deslizar do pincel, no apoio das espátulas, na alquimia das cores, tudo transcende, para que o eu transborde no limiar das telas em branco. É a expressão onde os sentimentos envoltos nas brumas, aos poucos, iluminem os corações com vibrações energéticas positivas, para o caminho do equilíbrio, da harmonia, da luz e do amor”, disse.
 
 
SERVIÇO — Exposição de telas produzidas com diversas técnicas Transcendência, de Marelly Mellega e alunos, no Fórum Dr. Francisco Morato (rua Bernardino de Campos, 55, Bairro Alto). Visitação: até 6 de abril, de segunda a sexta-feira, das 12h30 às 18h. Entrada gratuita. Informações: (19) 3433-4177.