• Frutos do mar estimulam os sentidos
  • Frutos do mar estimulam os sentidos

Frutos do mar estimulam os sentidos

(SALADA DE CAMARÕES): Salada de camarões é leve e deliciosa. (foto: Amanda Vieira/JP)

Mesa à luz de velas, pratos bem colocados, uma música romântica ao fundo… Um jantar a dois é especial para qualquer casal, seja qual for a etapa do relacionamento, e a experiência fica ainda melhor quando a comida servida é tão gostosa quanto o momento.

Para a chef Michele Novembre os frutos do mar são uma das melhores opções para esse tipo de refeição, já que, além da facilidade no preparo, esses alimentos são conhecidos por suas propriedades afrodisíacas. “Todos os detalhes devem ser pensados com carinho e antecedência para garantir que o jantar seja um sucesso”, indica. “A sugestão é um cardápio de fácil preparo e de rápida digestão, como, por exemplo, os peixes e frutos do mar. Brinque com os ingredientes considerados afrodisíacos”.

De acordo com pesquisa publicada no ano passado pela Escola de Saúde Pública de Harvard, casais que comem frutos do mar ao menos uma vez na semana têm noites melhores na cama, e conseguem até engravidar mais rápido. Uma das explicações para esse fato pode ser o zinco contido nesses alimentos – como as ostras – um nutriente necessário para que os homens possam produzir o esperma.

Além do que diz a ciência, um prato bonito e gostoso estimula os cinco sentidos, o que pode deixar qualquer casal animado. Uma das indicações de Michele é grelhar mariscos, lula, camarão e polvo em mel e gengibre, receita que é um jogo de sensações entre doce e salgado.

A sobremesa fica por conta do shot de coco, que trará à refeição um ar bem tropical. A preparação pode ser feita com leite de coco, gelatina sem sabor, creme de leite, chocolate e frutas.

Como entrada para o jantar, Michele Novembre aposta em uma salada de camarões, leve e especial para abrir o apetite. É essa receita que ela ensina nesta edição do Boa Comida.

O modo de preparo começa já no supermercado, com a escolha de bons e frescos ingredientes. “Caso não esteja perto do mar, peixes e frutos podem ser consumidos congelados. Prefira escolher de marcas que são referência na qualidade”, ressalta a chef. “Quando for comprar fresco, pergunte sobre a procedência do alimento e o transporte. Verifique a cor e a textura desses itens. No caso de peixes, os olhos também são uma indicação do frescor”.

Salada de camarão, abacate e pimenta caiena

Ingredientes:

200g de camarões médios;

½ abacate cortado em cubos;

½ pimenta dedo de moça picada sem sementes;

1g de pimenta caiena;

1g de cúrcuma da terra;

Suco de 1 limão siciliano;

30ml de azeite;

2g de sal;

Zest (delicadas tiras da casca) de limão siciliano.

Modo de Preparo:

Em uma panela aquecida, grelhe os camarões até dourar. Eles devem estar em temperatura ambiente e sem casca. Retire e deixe esfriar.

Em um bowl, coloque camarões, cubos de abacate, a pimenta dedo de moça picada, a pimenta caiena, a cúrcuma, o suco de limão, o sal, o azeite e as zests de limão siciliano.

Misture tudo com os camarões de forma delicada para preservar os cubos de abacate. Sirva em seguida.

Agora é só montar a mesa. Dê preferência para aqueles talheres e pratos guardados para eventos especiais, assim como você pode conferir na mesa preparada pela decoradora Mariana Fellet Maniero. Não esqueça das velas e curta o momento.

Mariana Requena
[email protected]