Furtos e roubos aumentam 10% na área rural

 
Os casos de furtos e roubos na área rural de Piracicaba tiveram elevação de 10% de 2016 para 2017. A informação foi divulgada ontem pela comandante da Guarda Civil Municipal, Lucineide Aparecida Maciel, durante coletiva de lançamento do novo fardamento do Pelotão Rural da Guarda, na base do distrito de Tanquinho.
 
Segundo a comandante, furtos e roubos são os principais tipos de crimes que ocorrem na área rural. No ano passado foram registrados cerca de 3 mil furtos e roubos, número 10% maior do que 2016. O número, entretanto, pode ser maior.
 
“A questão é que (esse número) é o atendimento da ocorrência. Nem todo mundo registra ocorrência. Às vezes esse não é um retrato tão fiel. Por isso que temos o objetivo de orientar a população a registrar BO (boletim de ocorrência) para que a gente possa trabalhar a estatística, chegar aos lugares mais necessários”, apontou Lucineide. 
 
O Pelotão Rural conta com quatro viaturas e 16 guardas, que percorrem diariamente uma área de 2.800 quilômetros quadrados. Ontem foi lançado um panfleto com dicas de segurança para o morador da área rural. O material será distribuído pelos próprios guardas para conscientizar a população. 
 
“Com o panfleto estamos mostrando os cuidados com o equipamento que o produtor utiliza, os insumos, questão de iluminação. Tudo isso para que ele também possa fiscalizar e identificar algum sinal de alerta”, explicou a comandante. 
 
A guarda também orienta que todos os moradores de propriedades rurais do município se cadastre gratuitamente no SEG Rural (Segurança Rural de Piracicaba). Em parceria com a Sema (Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento), o objetivo do programa é cadastrar as coordenadas da propriedade, facilitando que a Guarda chegue até o ponto da ocorrência de forma mais rápida. 
 
Até o momento, apenas 200 moradores se cadastraram no SEG, número considerado baixo pela Sema, que pretende ampliar a divulgação.O telefone para mais informações é o (19) 3437-4000. 
 
Ainda na coletiva, foi lançado o novo fardamento do Pelotão Rural. As tradicionais cores azuis foram substituídas por um verde militar. 
 
“Pensamos nesse novo modelo, até para dar uma roupagem nova. Como o trabalho deles é na área rural, essa vestimenta combina mais com essa questão. Eles mesmo (guardas) escolheram, não só a adesivagem (das viaturas) como também o fardamento”, explicou a comandante.