Fusca comemora 60 anos de fabricação no Brasil

Imagens: Claudinho Coradini/JP

Charmoso e histórico, o Fusca completa, na quinta-feira (3), 60 anos de fabricação no Brasil. Ao longo de seis décadas, o modelo da Volkswagen continua conquistando apaixonados em todo o País. “Eu tenho um Fusca há cinco anos e desde criança eu queria ter um. Quando tirei Carteira de Habilitação, aos 18 anos, ganhei um Fusca do meu pai”, conta Jorge Roberto Ribeiro de Oliveira Junior, 22, estagiário de comunicação.

A paixão de Junior por Fusca foi herdada do pai dele, que também teve esse modelo de veículo. O Fusca que o estagiário ganhou do pai está em reforma, sendo personalizado. Segundo Junior, o Fusca ano 1975, branco com faixa esportiva azul, ainda precisa de troca de tapeçaria e reposição de banco do carona.

Na reforma, Junior substituiu as maçanetas para que o carro seja aberto digitalmente, colocou vidros elétricos e puxador do capô com soco inglês. “Meu pai é pintor e funileiro e me ajudou bastante. A pintura ficou pronta há oito meses e restam mais três meses para concluir a reforma”, detalha. “Depois de pronto, não pretendo mais rodar com ele. Vou deixar guardado”, completa, afirmando que sente ciúmes do Fusca.

Outro apaixonado pelo modelo é Henrique Bandeira, 35, técnico em informática, que tem um Fusca 1974. “Adquiri em 1998. Na época, tinha 16 anos e comprei meu primeiro Fusca, deixando-o guardado por dois anos, até tirar habilitação para poder dirigir”, relembra. A paixão de Bandeira por Fusca vem de família. De acordo com ele, desde criança os tios dele sempre tiveram Fusca. “Eu sempre falava que um dia teria o meu quando fosse adulto”,conta. E a paixão pelo veículo levou o técnico em informática a participar de grupos de proprietários de Fusca. Desde 2014, Bandeira participa do Dropped Volks Piracicaba. “Cuido da parte do marketing. Contamos com 15 veículos entre originais, modificados, customizados. Também organizamos evento no Engenho Central, no segundo domingo do mês de novembro, com média de 1.200 carros em exposição”, ressalta.

CURIOSIDADES

Segundo o Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo), no sistema do órgão constam atualmente 827.202 unidades de Fuscas registradas. O Fusca é o modelo mais colecionado no Estado de São Paulo. Do total de veículos registrados, 6.927 têm a cobiçada placa preta, para colecionadores: São Paulo (com 3.856 unidades), Campinas (193) e São Bernardo do Campo (167).

 

(Eliana Teixeira)