Galeria 335 sedia, hoje à noite, show de jazz sul-americano

Show Contrabaixista Renato Borghi também participação. (Divulgação)

 

 

Jazz sul-americano é o som que vai predominar hoje, a partir das 20h30, no bar Galeria 335, com show do contrabaixista Renato Borghi, do pianista Oscar Aldama e do baterista Tiago Mecatti, como parte do projeto Jazz no Galeria. No repertório constam composições de autoria própria dos músicos e, também, arranjos de clássicos da música latino-americana, como Merceditas e Alfonsina y el Mar. Entre os gêneros a serem apresentados pelo trio nesta noite estão o candombe uruguaio, a milonga e o chamamé argentinos, o festejo peruano e a polca paraguaia, em execuções que primam a liberdade e improvisação características do jazz.

Renato Borghi, natural de Ribeirão Preto (SP), é formado em baixo elétrico e trompete no Conservatório de Tatuí. Ele também estudou composição com orientação em música popular na Universidad Nacional de Villa María, na Argentina, onde residiu entre 2009 e 2018. Participou de diversas formações musicais, focando no jazz, música popular brasileira e latino-americana. Tocou com músicos como Luis Lewin, Milton Arias, Hugo Fattoruso, Martín Dellavedova, Eduardo Elia, entre outros. Tem dois discos gravados na Argentina com seu grupo — Abrindo o Jogo, de 2012, e El viaje de jazz, de 2015. Atualmente, reside em Piracicaba e cursa o mestrado em música na Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).

“Apesar de já nos conhecermos, é a primeira vez que performamos como um trio. Tocaremos composições e arranjos nossos em ritmos latino-americanos. Para mim, será um reencontro, voltei ao Brasil em fevereiro e ainda não toquei com o Tiago e com o Oscar. Será um prazer tocar com músicos de altíssimo nível como eles”, falou Borghi.

Oscar Aldama é pianista e compositor, natural de Assunção, no Paraguai. É formado em piano clássico e popular pelo Conservatório de Tatuí, licenciado em música pela Universidade Metropolitana de Santos e docente em instituições de ensino de música em São Paulo, Jundiaí e Tietê.

Tiago Mecatti nasceu em São José dos Campos e é baterista e percussionista também formado no Conservatório de Tatuí. Na carreira, acompanhou músicos como Nailor Azevedo ‘Proveta’, Vinicius Dorin, Hamilton de Holanda, Vagner Tiso, Monarco da Portela, Thiago Espirito Santo, Leni Andrade, Lucy Alves e Toninho Ferragutti.

SERVIÇO — Jazz no Galeria, com Renato Borghi, Oscar Aldama e Tiago Mecatti. Hoje, às 20h30, no Galeria 335 (avenida Independência, 1710, Bairro dos Alemães). Entrada: R$: 10. Informações: (19) 3377-9044.

 

(Raquel Soares)