Gestos Transitantes estreia dia 23

Encabeçado pelas artistas piracicabanas Luiza Banov e Luciana Camuzzo, oficinas acontecem em três espaços. (foto: Henrique Chaves)

De onde nasce a dança? Como ela transita no tempo e no espaço? Quais espaços ocupa? É da inquietação sobre o trânsito secreto entre os corpos e o espaço que nasceu o projeto Gestos Transitantes: Arquivos e protótipos de uma dança através dos tempos, encabeçado pelas artistas piracicabanas Luiza Banov e Luciana Camuzzo, que estreia no Teatro do Engenho, na segunda-feira (23), às 20h. Ainda em setembro, o grupo se apresenta nos dias 27 e 28, na Pinacoteca Municipal Miguel Dutra, e no dia 29, na Estação da Paulista.

A entrada é gratuita para todas as apresentações. O projeto é financiado pelo ProAC/Municípios 2019 , e propõe ao público, além da experiência estética, a possibilidades de diálogo com a cena por meio do desenho e oficinas que dialogam com o que o público verá em cena. “Gestos Transitantes” é composta por gestos corpo- -vocais que transitam de um corpo para outro corpo, embalados por memórias físicas, sensoriais e musicais de Luiza Banov, Nadya Moretto e Ametonyo Silva. Partem do corpo de um dos intérpretes, chegam ao corpo do outro, ou dos três.

Gestos são refeitos, revisitados, (re)dançados, desenhados, ‘projetados’ e somados e se transformam em uma grande partitura coreográfica. A partitura vai se combinando com fragmentos narrativos, ora dançados, ora falados, ora sugeridos por meio de histórias pessoais, que lembram ainda pequenos relatos de situações que já foram vividas um dia, por algum de nós. Na peça são emoldurados por uma trilha sonora eclética e sensível, que dialoga com as ações realizadas pelos intérpretes e seus gestos”, diz a bailarina piracicabana.

OFICINAS

Com direção geral, coreografia e concepção da trilha sonora de Sayonara Pereira, visualidades e gravação da trilha de Eduardo Joly e desenho de luz de Maira Nascimento, as ações de artes visuais ficarão a cargo das artistas Luciana Camuzzo e Giulia Zen. Essas oficinas de Corpo/ Desenho acontecem, respectivamente, nos dias 27 e 29 de setembro, na Pinacoteca Municipal Miguel Dutra, às 18h. E no dia 29 de setembro, às 15h, na Estação da Paulista, quando concomitantemente acontece uma oficina de dança moderna.

A entrada para essas atividades também é gratuita, mediante inscrição antecipada pelo email: [email protected] O projeto tem apoio da Semactur (Secretaria de Cultura e Turismo).

Da Redação