Gostosuras de inverno

O clima da estação é propício para a degustação de sobremesas carregadas de sabor. (Foto: Amanda Vieira / JP)

O inverno é aquela época do ano em que, geralmente, ganhamos alguns quilinhos, pois o clima ameno é perfeito para comilanças. Para esse ‘tempinho’ frio, nada melhor do que deliciosos doces cheios de especiarias e sabores marcantes.

A chef Andreia Renata, especializada em doces, indica, sem sombra de dúvidas, o chocolate para esta estação. Uma das explicações do porquê temos mais vontade de consumir essa iguaria no inverno é que os dias são mais gelados, cinzentos e nublados, o que traz uma sensação de tristeza. Dessa forma, buscamos prazer no chocolate, que estimula a produção serotonina, o hormônio da felicidade.

Uma das aplicações, segundo ela, pode ser em forma de creme, coberto com chantili e granulado. Receita perfeita para crianças! E essa delícia gastronômica não é só gostosa, mas também pode trazer benefícios se consumida com moderação.

O chocolate, contendo a partir de 80% de cacau, pode atuar como antioxidante e neutralizar os radicais livres do organismo, aumentados em situações de estresse. O alimento também ajuda no bom funcionamento das articulações, age contra inflamações e reduz os efeitos maléficos do cigarro.

Outra indicação de Andreia são as receitas com café, que combinam perfeitamente com o café da manhã ou aquela pausa no meio da tarde. A chef ensina a sua receita de bolo de café para que você também faça aí na sua casa. Aproveite!

Bolo de Café e Especiarias

As receitas com café são perfeitas para aquela pausa no meio do dia. (Foto: Amanda Vieira)

Ingredientes:

-Bolo

* 3 colheres (sopa) de café solúvel;

* 2 xícaras (chá) de farinha de trigo;

* 4 ovos;

* 2 xícaras (chá) de açúcar;

* 4 colheres (sopa) de margarina;

* 1 xícara (chá) de leite;

* 1 colher(sopa) de fermento químico em pó;

-Calda

* 2 colheres (café) de café solúvel;

* 2 colheres (sopa) de chocolate em pó;

* 1/2 lata de leite condensado;

* 1/2 lata de leite;

1/2 colher rasa (sobremesa) de margarina.

Modo de Preparo:

Bata na batedeira, os ovos junto ao açúcar até que a mistura fique esbranquiçada. Em seguida, acrescente a margarina e bata novamente por mais 4 minutos. Reserve.

Em uma tigela à parte, dissolva o café solúvel no leite morno e junte à massa do bolo que está na batedeira. Ligue a batedeira e vá adicionando o restante dos ingredientes, sempre batendo.

Despeje a massa em uma forma untada e enfarinhada. Leve para assar em forno médio por cerca de 35 minutos.

Enquanto isso, prepare a calda. Junte todos os ingredientes em uma panela e misture. Leve ao fogo médio, sempre mexendo, até engrossar.

Aguarde a calda esfriar um pouco e cubra o bolo.

Está permitido matar a vontade de deliciosos doces neste inverno, mas tudo com moderação, ‘hein’!

Mariana Requena
[email protected]