Governos de Bolsonaro e Doria têm alto grau de satisfação, aponta Indsat

Uma pesquisa realizada pelo Indsat (Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos) nas cidades do Aglomerado Urbano de Piracicaba avaliou as gestões do presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), e do governador do Estado de São Paulo, João Doria (PSDB).

No estudo, que ouviu 4.800 pessoas em 12 cidades, a gestão do governador tucano conseguiu alto grau de satisfação em dez das 12 cidades analisadas. Os dados se referem ao levantamento realizado no 1º trimestre de 2019.

O ranking geral de satisfação da região mostra que Capivari, Piracicaba e Cordeirópolis são os municípios que mais aprovam o governo estadual.
Na pesquisa foram ouvidos 400 moradores por cidade. De acordo com o diretor de planejamento do Indsat, Paulo Gomes, a margem de erro é de 4,8% por município e de 1,8% na amostra geral. “A população opina sobre o governo estadual a partir dos critérios avaliativos de ótimo, bom, regular, ruim e péssimo”, explicou.

Ao final da pesquisa, o instituto calculou o índice de satisfação utilizando uma metodologia exclusiva de classificação. A escala de pontuação vai de 200 a 1.000 pontos e o alto grau de satisfação é atribuído quando o governo registra de 650 a 799 pontos na cidade analisada.

 

MAIS SATISFEITAS
O governo Doria também recebeu alto grau de satisfação em Piracicaba, cidade onde a aprovação foi de 53%. Cordeirópolis e Rio das Pedras fecham entre os municípios mais satisfeitos, com 704 e 701 pontos, respectivamente. Em Conchal, ótimo e bom da gestão estadual somaram 57%.

Apenas duas cidades do Aglomerado Urbano Piracicaba apresentaram grau médio de satisfação com a gestão do governador Doria. Iracemápolis e Rio Claro registraram, respectivamente, 646 e 639 pontos em satisfação com o Governo Estadual.

Em Iracemápolis, a aprovação foi de 46%. Já em Rio Claro, 39% responderam que a gestão Doria está ótima ou boa. Apesar de apresentarem Alto Grau de Satisfação, Santa Gertrudes e São Pedro estão entre as quatro cidades menos satisfeitas com o governo estadual.

 

BOLSONARO
O Indsat também avaliou a satisfação com o governo Bolsonaro. Rio Claro é a cidade mais satisfeita com a gestão federal, com 679 pontos. O governo do presidente também conseguiu alto grau de satisfação em Conchal, São Pedro, Capivari e Limeira. Apenas Iracemápolis registrou grau médio de Satisfação com a gestão Bolsonaro.

 

Beto Silva
[email protected]