Grandes de SP se preparam para a 12ª rodada

Foto: Rubens Chiri/Sao Paulofc.net

A décima segunda rodada do Campeonato Brasileiro Série A 2019 será disputada neste sábado (27), domingo (28) e segunda-feira (29). Os quatro grandes clubes do Estado (Palmeiras, São
Paulo, Santos e Corinthians) participam desta rodada, seja para continuarem nas primeiras posições, ou para continuarem próximos das primeiras posições.

O primeiro a entrar em campo é o Palmeiras, que joga em casa contra o Vasco da Gama, neste sábado (27), às 17h, no Allianz Parque. Atual líder da competição, o Verdão vive momento irregular após a pausa para a Copa América, já que conquistou apenas um ponto dos últimos seis disputados no campeonato, foi eliminado pelo Internacional na Copa do Brasil, mas vem de
um empate heroico com o Godoy Cruz pela Copa Libertadores. O Vasco, que disputa apeRubens Chiri/Sao Paulofc.net nas o Brasileiro, vem de uma vitória e uma derrota nos últimos dois jogos, mas vem jogando bem e tem conseguido se afastar do rebaixamento. Fora das quatro linhas, o jogo reúne o encontro entre os consagrados e históricos técnicos do futebol brasileiro: Luiz Felipe Scolari, o Felipão (Palmeiras) e Vanderlei Luxemburgo (Vasco).

Segundo paulista a entrar em campo é o São Paulo, que também no sábado, enfrenta o Fluminense, às 19h, no estádio do Maracanã, no rio de Janeiro. O Tricolor Paulista é o quinto colocado, com 18 pontos, e vem de uma vitória por 4 a 0 sobre a Chapecoense, a primeira da equipe no período pós-Copa América. O triunfo contra os catarinenses foi o primeiro da equipe por mais de três gols de diferença desde quartas do Paulistão 2017, quando venceu o Linense por 5 a 0, há exatos 840 dias, ou 139 partidas oficiais. O Fluminense não vence há seis partidas no Brasileiro, porém vem de triunfo sobre o Peñarol-URU na Sul-Americana. Ganso e Nenê, dois meias com história no São Paulo reencontram a equipe pela primeira vez, mas agora como jogadores da equipe das Laranjeiras.

Do domingo (28), O Santos recebe o Avaí, às 16h, no Estádio da Vila Belmiro, em Santos. O Peixe vem de cinco vitórias seguidas na competição nacional e tenta tomar a liderança do Palmeiras, que joga um dia antes. Com a semana cheia, a equipe se preparou pensando exclusivamente na equipe catarinense, lanterna, única equipe que não venceu na competição e que não termina um jogo no tempo normal vitorioso há 117 dias. A equipe de Jorge Sampaoli, volta a jogar na Vila Belmiro, estádio preferido do treinador e dos jogadores, e também defende uma marca importante, já que com seis vitórias e um empate, não perdeu em seu estádio em 2019. O jogo também será o primeiro de Paulo Autuori como diretor de futebol da equipe.

Após a vitória sobre o Montevideo Wanderers por 2 a 0 na Copa Sul-Americana, o Corinthians volta no domingo, às 19h, para enfrentar o Fortaleza, no Estádio Castelão, em Fortaleza. O Timão está na décima posição, com 10 pontos, e precisa da vitória para ganhar algumas posições. Porém, como a equipe jogará no Uruguai no próximo meio de semana e seu primeiro jogo em agosto será contra o rival Palmeiras, o técnico Fábio Carille deverá poupar os atletas mais cansados. O confronto também marcará o reencontro do Timão com Rogério Ceni, ídolo do São paulo, um dos maiores rivais da equipe. Como treinador Ceni ainda não venceu o Corinthians, com dois empates e duas derrotas, além de uma eliminação no Paulista.

Mauro Adamoli