Grito dos Excluídos chega a 25ª edição.

Grito dos Excluídos aconteceu no sábado, 7 de setembro. (Foto: Divulgação)

A 25º edição do Grito dos Excluídos, um ato entre movimentos e pastorais sociais, aconteceu no último sábado (7), e trouxe para a cidade três momentos com o lema: “Esse sistema não Vale! Lutamos por justiça, direito e liberdade”sob a organização de lideranças pastorais da igreja católica.

O primeiro ato aconteceu em frente a Catedral Santo Antônio, na praça José Bonifácio. O segundo, que reuniu cerca de 70 pessoas, saiu da frente do Mercadão Municipal e distribuíram 1100 panfletos com o tema do Grito dos Excluídos. E o terceiro ato aconteceu junto ao Desfile de 7 de Setembro, onde 100 pessoas se mobilizaram sobre tudo que aconteceu no país nos últimos meses, desde questões políticas até os desastres ambientais.

De acordo com o Frei Marcelo Toyanski, o tema desse ano foi uma análise do sistema que excluí e mata, além de fazer uma alusão ao crime da Vale em Brumadinho/MG no início desse ano. “Essa visão estrutura os lucros a todo custo, independente dos prejuízos ambientais e mortes de vidas humanas”, disse.

O Grito dos Excluídos reforçou durante todas as suas ações o tema da Campanha da Fraternidade deste ano que tem como tema: “Fraternidade e Políticas Públicas”.

 

Isabella Ercolin
[email protected]