Grupo Andaime recebe inscrições para curso livre de teatro até o dia 28

Estão abertas as inscrições, até o próximo dia 28, para as seletivas do curso livre Andaime de Teatro da Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba). Interessados devem ter acima de 16 anos e podem realizá-las gratuitamente pelo site www.andaimeteatro.com.br/ cursolivre2018, informando dados pessoais, formação acadêmica, experiências e objetivos. O processo seletivo será realizado nos dias 1º e 2 de março, enquanto as aulas tem início no dia 8. Serão oferecidas 25 vagas.
 
De acordo com o diretor e ator dos grupos teatrais do NUC (Núcleo Universitário e Cultura) da Unimep, José Antonio da Silva, conhecido por Antonio Chapéu, as etapas para o processo seletivo são divididas em dois momentos, ambos no Garapa Cultural. Na primeira, em 1º de março, das 19h às 22h30, acontece o teste de aptidão — apresentação de cena de até três minutos, de autoria do candidato ou baseada em textos disponíveis na lista de livros do curso, entre eles dos autores Ariano Suassuna, Chico Buarque, Nicolau Maquiavel e William Shakespeare. Já na segunda fase, dia 2, das 19h às 22h30, serão realizadas aula e entrevista individual. Concorrentes devem levar documento de identidade com foto e deverão vestir, nas ocasiões, roupas que facilitem a movimentação e expressão corporal.
 
Os competidores serão avaliados por banca examinadora, composta por membros do corpo docente do curso. A lista de classificação será divulgada no dia seguinte aos testes (3 de março), no mural do Garapa Cultural e por e-mail aos inscritos no processo. Os aprovados deverão comparecer ao mesmo espaço nos dias 5 e 6 do mesmo mês, das 10h às 20h, para realização da matrícula. O valor anual do curso é de R$ 2.040.
 
“A procura está sendo bem intensa, principalmente por pessoas que já estão neste meio e professores. Muitos nos contatam pelas redes sociais. O público alvo é qualquer pessoa interessada em ter experiência artística no teatro. O que está em jogo é a experiência do grupo de mais de 30 anos, queremos reviver a memória cultural e artística da cidade. Há alguns anos, o trabalho em grupo tem tido reconhecimento no Brasil”, disse Chapéu, acrescentando que, no final do curso, haverá montagem de peça completa, com produção dos próprios alunos e equipe de professores, definida no decorrer do processo.
 
O curso livre Andaime de Teatro tem duração de três anos, divididos em módulos semestrais, com atividades às quintas e sextas-feiras, das 19h às 22h, e sábados, das 13h30 às 16h30, no Garapa Cultural. Segundo Chapéu, a grade curricular das aulas propõe um estudo aprofundado dos princípios de aprendizagem construídos e consolidados na trajetória do grupo: a pesquisa da tradição oral como método de criação e construção de espetáculos. As aulas são conduzidas por artistas, orientadores e atores atuantes.
 
 
GRUPO — O Grupo Andaime de Teatro foi criado em 1986. Desde a fundação, busca gerar um questionamento através da arte, consolidando e preservando a própria identidade, aprofundando os estudos sobre as raízes culturais da região de Piracicaba, a reconstrução da memória enquanto cidade, por meio de um conjunto de depoimentos e lembranças não registradas oficialmente. A equipe aprofunda-se a cada nova montagem com os meios e técnicas de criação coletiva.
 
 
SERVIÇO — Inscrições para o curso livre Andaime de Teatro da Unimep. Até dia 28. Processos seletivos dias 1º e 2 de março, no Garapa Cultural (rua Dom Pedro II, 1313, Alto). Informações: (19) 3124-1603 ou (19) 3377-2001.