Grupo de jovens faz campanha contra poluição com panfletos

campanha Projeto Marketing do Lixo foi desenvolvido. (Amanda Vieira /JP)

Os adolescentes do Rotaract Club de Piracicaba Aeon – grupo de jovens do Rotary de Piracicaba – estão desenvolvendo o projeto Marketing do Lixo com o objetivo de diminuir a poluição do meio ambiente causada pelos panfletos de propaganda. O objetivo do grupo é apontar outras saídas para os anunciantes que investem neste material. Para isso, na última sexta-feira (10) os rotarianos percorreram algumas do Centro da cidade recolhendo os papéis jogados nas calçadas. Em pouco mais de uma hora de trabalho, o grupo formado por 12 membros recolheu mais de um quilo de panfletos, segundo informou o presidente do Rotaract , Roberto Forti de Souza.

A partir do recolhimento, os adolescentes irão separar o material por anunciante e em seguida farão uma pesquisa junto aos consumidores para verificarem a eficácia da propaganda. Um questionário será veiculado pelas redes sociais a fim de saber até que ponto a panfletagem é eficiente. “ Vamos fazer um formulário online e circular pelas redes sociais”, explicou Eduardo Veencovsky, diretor de projetos do Rotaract. O grupo também estuda a possibilidade de fazer uma pesquisa de abordagem direta aos consumidores.

De acordo com Forti, durante o trabalho realizado na sexta-feira, os adolescentes também recolheram lixo comum que estava nas calçadas. os jovens disseram que, apesar da existência de lixeiras, nas ruas percorridas pelo grupo, muitas pessoas acabam jogando lixo nas ruas.

(Beto Silva)