Grupo Magiluth de Teatro se apresenta no Sesc

 O Grupo Magiluth de Teatro, atuante no cenário contemporâneo de Recife, apresenta em Piracicaba hoje, às 20h, no teatro do Sesc, o espetáculo teatral Dinamarca, dirigido por Pedro Wagner. A peça, a mais recente montagem da cia., é inspirada no clássico Hamlet, tragédia de William Shakespeare, e tem a proposta de ser uma experiência hygge, palavra-conceito dinamarquesa usada para designar um momento de felicidade, bem-estar. O evento faz parte do projeto Caldo — Tradições contemporâneas, que segue até 18 de maio.
 
 
Com texto do ator e dramaturgo Giordano Castro, o coletivo faz uma releitura de Hamlet (escrito entre 1599 e 1601) situada na Dinamarca, recontando a história de como o Príncipe Hamlet tenta vingar a morte do pai, Hamlet, o rei, executado por Cláudio, o próprio irmão, que o envenenou e, em seguida, tomou o trono casando-se com a rainha. Dinamarca, por sua vez, é desenvolvida com base no termo hygge. “O trabalho que fazemos é uma releitura sobre questões políticas no momento atual. A trama se passa num reino que acabara de viver um golpe de estado. Uma festa de casamento, na qual os convidados estão totalmente alheios ao caos político, vai revelando os personagens: o príncipe enlouquece, um fantasma aparece. Hygge, portanto, mostra esse estado de festa, celebração”, explicou Castro.
 
 
Ele afirma, ainda, que o nome da peça se deu por “fazer alusão a um dos países mais ricos e felizes do mundo, a Dinamarca”. “É uma projeção do que o Brasil deseja ser”, mencionou. No elenco estão os atores Bruno Parmera, Rafael Cavalcante, Mario Sergio Cabral e Lucas Torres, que interpretam figuras não denominadas da corte e da alta sociedade. Já o cenário é composto por uma mesa e um lustre. Os figurinos dos personagens são roupas típicas de festa.
 
 
Esta é a primeira vez do grupo na cidade, que a conhece por conta de um integrante. “É uma cidade que consome muita cultura. Além disso, o Yohan Brener, nosso sanfoneiro, é de Piracicaba e sempre fala muito bem do município”, disse o dramaturgo. Fundada em 2004, a cia. tem nove espetáculos criados ao longo dos 14 anos de existência. Estreada em 2 de agosto de 2017, Dinamarca é uma continuação de O Ano em que Sonhamos Perigosamente.
 
 
SERVIÇO — Espetáculo teatral Dinamarca. Hoje, às 20h, no teatro do Sesc (rua Ipiranga, 155, Centro). Classificação: 16 anos. Menores de 16 anos somente acompanhados pelos pais ou responsáveis. Vendas de ingressos nas bilheterias do Sesc. Preço: grátis (credencial plena), R$ 8,50 (meia), R$ 17 (inteira). Informações: (19) 3437-9292.