Grupo Musical infantil “Barbatuques” se apresenta no Sesc

Só + 1 Pouquinho é o quinto disco do grupo, e o segundo para o público infantil (Foto: Tati Wexler)

O grupo musical infantil “Barbatuques” lança seu novo disco em show neste sábado (25), às 17h, no Ginásio do Sesc Piracicaba. O projeto, intitulado “Só + 1 Pouquinho” é o quinto disco do grupo, mas o segundo criado especialmente para o público infantil. A entrada é gratuita.

O Barbatuques é uma formação há 21 anos especialista em percussão corporal, a técnica que utiliza o próprio corpo para emitir sons, em substituição aos instrumentos musicais comuns. O grupo é reconhecido mundialmente por conta da forma como organizou a técnica, e já fez apresentações importantes, como a participação na cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos Rio 2016, na Copa do Mundo da África (2010) e no evento oficial da FIFA em Johanesburgo para o anúncio da Copa de 2014, além do Festival Lollapalooza Brasil.

O novo álbum, “Só + 1 Pouquinho”, tem o objetivo de dialogar também com as crianças maiores, com foco nas temáticas relacionadas ao cotidiano infantil, como a hora de dormir, as inseguranças na escola, a formação da identidade, bichos de estimação e amizade. São 11 faixas divididas em 10 músicas inéditas, e ainda um pot-pourrie de congadas do folclore brasileiro.

O show de lançamento, de acordo com Giba Alves, arte-educador e integrante do Barbatuques, tem o objetivo de integrar as crianças na brincadeira e musicalidade. “Esse disco é uma continuação do nosso mergulho no universo infantil, além de uma ferramenta pedagógica muito eficiente”, afirma. “A proposta é que a criança saia de nosso show com um brinquedo novo, que ela já tinha, mas não sabia que poderia brincar com ele – o seu próprio corpo”.

Giba acredita que a música corporal pode quebrar as barreiras da necessidade de se ter um instrumento para a prática da música, fato que aproxima as pessoas desse tipo de arte. “Todo mundo leva um instrumento para o nosso show, que é o próprio corpo”, diz. “A ideia é quebrar a quarta parede do teatro, que separa o palco do público, e que todos possam interagir com a música”.

SERVIÇO

Lançamento disco “Só + 1 Pouquinho”, do grupo Barbatuques. Sábado (25), às 17h, no Ginásio do Sesc Piracicaba – Rua Ipiranga, 155, Centro. Entrada gratuita.

Mariana Requena