Hall do Instituto Formar sedia exposição de desenhos realistas

O hall do prédio do Instituto Formar sedia, desde ontem e até 2 de março, a exposição de desenhos realistas Arte no Papel, de autoria do ex-aprendiz da instituição Rafael Scarpari, de 19 anos de idade. A mostra é composta por 21 desenhos que retratam músicos, personagens fictícios, entre outros, como John Lennon, Chester Bennington, que foi vocalista da banda Linkin Park; The Flash, Rainha Elizabeth II e Jack Sparrow. A visitação aos trabalhos pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A entrada é gratuita.
 
 
Desenhista desde os sete anos de idade, Rafael Scarpari contou que iniciou os traços realistas em dezembro de 2016, quando ainda era aprendiz do Instituto Formar. “Quando era novo, sempre gostava de desenho animado, animes, então comecei a desenhar os personagens que via na televisão. Assim, passei a explorar mais e praticar esta habilidade, para depois começar a fazer desenhos do Realismo. Gosto deste estilo realista por se aproximar mais da realidade”, explicou em entrevista ao Jornal de Piracicaba.
 
 
Lápis preto grafite, lápis de cor, caneta esferográfica, papel A4 e muita inspiração são as matérias-primas que o jovem utiliza para desenvolver o trabalho artístico. “Normalmente, procuro algo que me interesso mais, como personagens de séries, atores e cantores famosos e pessoas que fazem parte da história mundial. Eu sempre vejo vídeos no YouTube de pessoas desenhando, isso despertou a minha vontade de pintar”, revelou o desenhista, acrescentando que os desenhos retratam um pouco de cada gosto pessoal, como música e jogos.
 
 
Ele falou, ainda, que esta é a primeira vez que tem trabalhos expostos ao público. A iniciativa surgiu por convite do coordenador de Projetos Culturais do Instituto Formar, Mauricio Ribeiro. “Quero transmitir a cultura através dos desenhos, das figuras históricas e personagens que desenhei e espero que a mostra agrade a todos que conferirem”, disse Rafael.
 
 
REALISMO — O Realismo como movimento artístico e organizado teve início entre os anos de 1850 e 1900 na França e visava retratar a realidade em sua forma pura e simples, com técnicas avançadas que impressionavam pela riqueza de detalhes no que era retratada.
 
 
SERVIÇO — Exposição Arte no papel, por Rafael Scarpari, no hall do Instituto Formar (rua Gonçalves Dias, 721, bairro Piracicamirim). Visitação: até 2 de março, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Entrada gratuita. Informações: (19) 3437-8888.