Halloween: misto de terror e diversão

Diversas cidades americanas se “fantasiam” para o Dia das Bruxas, mas algumas se destacam pelos eventos. (Foto: Paul Broussard)

O Halloween, conhecido no Brasil como o Dia das Bruxas, é um feriado importante nos Estados Unidos, tanto para as crianças, que aproveitam a noite para pedir doces, quanto para os adultos, que aproveitam a agitada noite e para os turistas, que podem desfrutar de diversas atrações na parte da manhã para aproveitar a tradicional festa durante a noite. Opções na Terra do Tio Sam não faltam e são imperdíveis.

NOVA ORLEANS

O primeiro pensamento que vem à mente se tratando de Halloween é de uma noite do terror, com diversas fantasias aterrorizantes e o medo nas ruas, porém nas cidades americanas, principalmente em Nova Orleans, no Estado da Louisiana, a noite tem mais cara de Carnaval do Brasil do que algo para dar medo. A Bourbon Street se transforma numa verdadeira festa, com blocos de rua, desfile, casas decoradas e pessoas fantasiadas. O Voodoo Fest, traduz bem essa comemoração, com três dias de festival de música (uma espécie de pré halloween) com diversos estilos, como pop, rock, indie, techno, entre outros. Durante o dia, as principais atrações de Nova Orleans são o bairro French Quarter, com um charme francês e onde se encontra a Bourbon Street, a icônica catedral da cidade, além das apresentações de jazz, a principal, identidade da cidade.

SALEM (MASSACHUSETTS)

Salem, distante apenas 36 km de Boston, é uma parada quase que obrigatória se tratando de Halloween. Famosa pelos julgamentos das supostas bruxas que viviam no condado de mesmo nome, o local que inspirou diversos filmes, como Abracadabra (estrelado por Sarah Jessica Parker) é conhecida como a capital mundial das bruxas e a cidade vive o Halloween durante todo o mês de outubro. Entre as atrações estão a Annual Psychic Fair e a Witchcraft Expo, o show Ghostbusted no Haunted Dinner Theater e apresentações na Casa das Sete Gables. Há também casas assombradas como a Corwin House, além de passeios de barco e bonde na cidade. Durante a parte da manhã, o Salem Witch Museum é ótimo para aqueles que querem se aprofundar na história das bruxas da cidade.

SLEEPY HOLLOW (NOVA YORK)
Com uma população com pouco mais de 10 mil habitantes, a pacata cidade de Sleepy Hollow é outra que ganhe os holofotes no mês de outubro. A Philipsburg Manor é uma mansão com mais de 300 anos e um lugar imperdível durante o Halloween, já que neste mês conta com o evento Horseman’s Hollow, na qual é contado para os visitantes o conto da “Lenda de Sleepy Hollow”, a história do Cavaleiro Sem Cabeça, além de vampiros, bruxas, fantasmas, zumbis, e ghouls espalhados pela mansão.

BIRMIGHAM (ALABAMA)
Durante o Halloween, a cidade de Birmigham também é lembrada pelos americanos, porém sua principal atividade acontece no dia seguinte, com o Día de los Muertos Festival (Dia dos Finados no Brasil) para se lembrar daqueles que já se foram. O festival é definido como uma celebração da vida com boa comida, música, arte e risos. Para incrementar a fantasia, vários pintores de rosto se dividem no local.

Mauro Adamoli
[email protected]