Hemonúcleo faz nova campanha este sábado para repor estoque

Com o nome Jornalista Sangue Bom, hemonúcleo chama profissionais da imprensa e população para doar. (foto: Amanda Vieira/JP)

Com o nome “Quando a pauta é doação de sangue, o furo é do bem”, o Hemonúcleo Piracicaba convida todos os profissioanais da imprensa para doarem sangue nesta semana, das 7h às 12h30. Dia 10, sábado, a unidade permancerá estará aberta das 7h30 às 13h, para coleta de sangue. O intuito é melhorar o estoque de todos os tipos sanguíneos. Por dia, o hemonúcleo distribui cerca e 70 bolsas de sangue para unidades de saúde da região.

Em julho deste ano, o Senado aprovou projeto de lei no qual doadores de sangue entram na categoria de pessoas que têm direito a meia-entrada em atividades de lazer como, teatros, cinemas e eventos esportivos. A ideia dessa inclusão como novo parágrafo na lei 12.933 de 2013, tem o intuito de captar novos doadores. A doação de sangue já permite um dia de folga remunerada a cada dose meses em caso de doação voluntária de sangue devidamente comprovada, segundo Kelly Borges, assistente social do Hemonúcleo de Piracicaba, acima dos benefícios que o possa receber esse não é o principal objetivo que o doador deve ter em mente “Nós sempre tentamos estimular as pessoas a doarem, não pelo atestado, mas pela grandiosidade desse gesto, pois precisamos dessa iniciativa da sociedade para mantermos os estoques em níveis adequados”.

Com os avanços da tecnologia, a saúde tem encontrado métodos e substituições de partes vivas, como as próteses por exemplo, porém o sangue é até agora impossível de ser produzido ou trocado por algo diferente. Com isso a doação voluntária é algo crucial na saúde nacional, afinal o sangue não é usado apenas em casos de acidentes, de acordo com o Ministério da Saúde “Além de pessoas que submetem a procedimentos e intervenções médicas, o sangue também é indispensável para que pacientes com doenças crônicas graves – como Doença Falciforme e Talassemia – possam viver por mais tempo e com mais qualidade”.

O hemonúcleo funciona de segunda a sexta-feira das 7h30 até 13h, no complexo hospitalar da Santa Casa.

Larissa Anunciato
[email protected]