Hemonúcleo precisa de doadores de topos os tipos sanguíneos

Para doar sangue é preciso ter entre 18 e 69 anos de idade (Crédito: Amanda Vieira)

Final e início de anos são preocupantes para a equipe do Hemonúcleo de Piracicaba. De acordo com Kelly Cristina Borges, assistente social do Hemonúcleo, nesses períodos o estoque de bolsas de sangue costuma baixar diante da queda no número de doadores. Para motivar os doadores, o Hemonúcleo Piracicaba mantém campanhas nas redes sociais, com imagens da equipe do órgão local doando sangue para incentivar outros grupos.

Ainda dá tempo de fazer doação de sangue nos últimos dias de 2018. O atendimento do Hemonúcleo, na sexta-feira (28), é das 7h30 às 13h, e no sábado (29), das 7h30 às 12h. O Hemonúcleo Piracicaba atende 26 cidades da regional da DRS (Diretoria Regional de Saúde) – 10.

Segundo a assistente social do Hemonúcleo, a campanha tem como objetivo conquistar doadores em empresas ou mesmo grupo de amigos. “Nosso estoque é integrado ao de Campinas e a meta diária é de 60 a 70 bolsas, mas oscila bastante. Precisamos de todos os tipos de sangue”, ressalta Kelly, ao informar que ontem (27), o era de 61 bolsas resultantes de 83 candidatos a doadores.

Hemonúcleo compartilha nas redes imagem da equipe doando sangue (Crédito: Divulgação)

A assistente social afirma que a oscilação do estoque de bolsas de sangue depende da demanda, do número de cirurgias, acidentes que ocorrem. “O fator RH negativo é o que mais precisamos. Mas é importante que todos doem porque o ideal é que o paciente receba o mesmo tipo de sangue que é o dele”, explica.

 

DOADORES

 

Para doar sangue é preciso: ter entre 18 e 69 anos de idade (são aceitos candidatos com 16 e 17 anos, com consentimento formal e presencial do responsável legal); maiores de 60 anos não podem realizar doação pela primeira vez; pesar, no mínimo, 50 quilos; não estar em jejum e apenas evitar alimentos gordurosos e, após o almoço, aguardar 3 horas; estar descansado; não ter fumado até duas antes e duas horas depois da doação.

É obrigatória a apresentação de documento de identificação com foto, emitido por órgão oficial, preferencialmente o RG ou CNH, e a informação do endereço completo, inclusive o CEP. O intervalo para doações para homens é de 60 dias (máximo de 4 vezes nos últimos 12 meses). Para mulheres, o intervalo é de 90 dias (máximo de 3 vezes nos últimos 12 meses). 

SERVIÇO 

 

Hemonúcleo Piracicaba (na Santa Casa): avenida Independência, 953, Bairro Alto. Informações: (19) 3422-2019. Facebook: https://www.facebook.com/hemonucleo.piracicaba/?epa=SEARCH_BOX

(Eliana Teixeira)