Henriques é o espetáculo teatral apresentado do Sesi Piracicaba

Peça Henriques é uma livre adaptação da trajetória do Rei Henrique V, da Inglaterra, do autor William Shakespeare. (Foto: Cia. Vagalum Tum Tum)

As clássicas peças do inglês William Shakespeare têm suas adaptações para o espetáculo infantil no Sesi ‘Henriques’, nesta sexta-feira, 18, e sábado,19.

As peças reunidas são Henrique IV e Henrique V, parte de uma série de peças históricas dos reis ingleses em que Shakespeare escreveu. Os espetáculos realizados da Cia. Vagalum Tum Tum têm duração de 1h e tratam de um olhar mais cômico da história do príncipe Henrique, um jovem que vive na companhia de seus amigos bagunceiros Falstaff e Pistola e que juntos aprontam diversas confusões e, com isso, o povo os veem com maus olhos.

Seu pai, Henrique IV, preocupado com o destino da Inglaterra, principalmente por estar doente e seu filho ter que suceder seu lugar, faz com que o príncipe Henrique jure ser uma nova pessoa e assumir as responsabilidades de ser um bom governante.

Com a promessa feita, após a morte de seu pai, Henrique V tem de abrir mão de sua vida brincalhona e de seus amigos fanfarrões. O roteiro tem como assuntos principais a discussões políticas e como amizades podem mudar em meio ao poder e opiniões adversas.

Henriques já ganhou o Troféu APCA de melhor espetáculo com texto adaptado e foi eleito como o Melhor Espetáculo Infantil pelo Guia da Folha em 2016

Os Henriques

O dramaturgo William Shakespeare nasceu em 1564 no Reino Unido, foi principalmente conhecido e eternizado por suas obras trágicas como Romeu e Julieta e Hamlet e suas comédias A Megera Domada e Sonhos de uma Noite de Verão, mas as peças históricas – peças que retratam um momento da história – foram as que Shakespeare mais se dedicou por se tratar de uma época que ele tinha maior interesse no estudo, além dos temas serem patriotas e de maior cunho político. Algumas peças foram separadas em partes Herrique V em duas partes e Henrique VI em três partes, as peças Henrique V e Henrique VIII não foram divididas.

Ao todo William escreveu onze roteiros de dramas histórico.

Serviço

Espetáculo Henriques acontece nos dias 18 às 15h e 19 às 16h, no Teatro do Sesi, avenida Luiz Ralph Benatti, 600. Informações: (19) 3403-5900

Larissa Anunciato
[email protected]