História do queijo minas em documentário no Sesc

sesc Filme traz relatos de produtores de queijo artesanal. (Foto: Divulgação)

Mais uma atividade do Experimenta! Comida, Saúde e Cultura é realizada hoje, às 20h, no Sesc Piracicaba. Desta vez, o documentário O mineiro e o Queijo será exibido contando como a técnica de produção artesanal de queijos chegou ao estado de Minas Gerais. Com direção de Helvécio Ratton, logo após ser exibido, um bate-papo com Flavio Sammartino Rocha e Pierre Crouzoulon acontecerá sobre atual situação da comercialização desse produto, além de uma degustação dos queijos mineiros. A entrada é gratuita e a retirada dos ingressos deve ser feita com uma hora de antecedência.

Produzido em 2011, o filme se passa nas regiões do Serro, Canastra e Alto Paranaíba. No documentário, o mineiro Ratton conta os depoimentos dos produtores do queijo artesanal, e a dificuldade que eles têm em exportar os queijos devido as leis existentes, que proíbem essa comercialização do produto fora de Minas Gerais.

Feito a partir do leite cru, como os melhores queijos da Europa, o queijo minas artesanal é um patrimônio ameaçado por leis anacrônicas e pelo lobby dos grandes laticínios. Em função de uma lei federal de 1952, o produto enfrenta um grave obstáculo: sua venda é proibida para outros estados brasileiros, o que provoca impactos econômicos e sociais significativos sobre os pequenos produtores.

TRAJETÓRIA – Helvécio Ratton é mineiro e vive em Belo Horizonte. Estreou na direção filmando no hospício de Barbacena o documentário Em Nome da Razão (1980). Dirigiu A Dança dos Bonecos (1986) e Menino Maluquinho (1995), filmes que marcaram o cinema brasileiro por tratarem o público infantil com sensibilidade e inteligência.

SERVIÇO – Exibição do documentário “O mineiro e o Queijo”, hoje, às 20h, no Sesc (rua Ipiranga, 155 – Centro). Entrada gratuita. Informações: (19) 3437-9292.

(da Redação)