Holanda é amor à primeira vista

Entre os principais destinos está Amsterdam, no entanto, a Holanda oferece vários destinos fascinantes. (foto: Freepik)

A Holanda é um país encantador, com sua beleza e história ímpar, que convidam o turista para uma viagem no tempo, aliando museus e igrejas de séculos passados com atrações futurísticas, em razão de sua exuberante arquitetura. Lar do gênio Vicent Van Gogh, dos moinhos de vento e das diversas bicicletas, esse país europeu vai te conquistar a partir do momento que você colocar os pés nele.

AMSTERDAM

Principal e mais famoso destino turístico da Holanda, sua capital Amsterdam é famosa em todo o mundo e merece estar entre os principais roteiros de sua viagem pelos Países Baixos e pela Europa. Com mais de 3 milhões de turistas todos os anos, o Canal de Amsterdam é a atração mais famosa da cidade, já que um passeio de barco pelos 165 canais da cidade e mais de 1.250 pontes, tornam o cenário deslumbrante.

Para os apaixonados por história, Amsterdam é única, já que a cidade tem a honra de ter o Museu Van Gogh, contendo mais de 200 pinturas do grande artista holandês que perdeu uma orelha ao longo da vida. Quadros famosos como o “Os Girassóis”, “Campo de Trigos com Corvos” e “Os Comedores de Batatas” podem ser conferidos lá.

A Casa de Anne Frank, dedicado a garota que foi vítima do Holocausto durante a Segunda Guerra Mundial e que escreveu em seu diário a dura experiência naquela época, vem tendo uma limitação diária de visitantes. Para completar a famosa “trinca histórica” de Amsterdam está o Rijksmuseum, o maior e mais visitado museu da Holanda, com pinturas clássicas, como a famosa Guarda Noturna de Rembrandt. O famoso letreiro “I amsterdam” ficava em frente ao museu, porém foi retirado do local no mês de dezembro. Nesta semana foi instalado o “I amazonia”, chamando a atenção para os moradores sobre o desmatamento na Floresta Amazônica.

HAARLEM

Pertinho da capital, temos a magnífica e linda cidade de Haarlem. A cidade milenar tem diversas atrações que fazem lembrar Amsterdam, porém por ser menor e menos turística, também é menos lotada, oferecendo uma experiência tranquila e única para seus visitantes. A igreja de St. Bravo foi construída em 1557, já recebeu diversos músicos e compositores, sendo que Mozart é o exemplo mais famoso.

ROTTERDAM

Segunda maior cidade da Holanda e principal “rival” de Amsterdam, a belíssima Rotterdam quase foi destruída em razão da Segunda Guerra Mundial, porém a cidade tem seu charme único, com sua arquitetura inovadora. A Centraal Station Rotterdam mostra bem essa parte da cidade, com seu design único que nem para uma estação. As Kijk-kubus, também conhecidas como “Casas-Cubos”, são um clássico da cidade, com lindas casas amarelas inclinadas a 45 graus, tornando-as uma vista deslumbrante.

UTRECHT

A quarta maior cidade da Holanda, Utrecht é incrivelmente antiga, já que foi fundada como uma fortaleza romana quase há dois mil anos. Um exemplo da história do local é a Catedral Gótica se Saint Martin, fundada em 1254. Por ser uma cidade universitária, a cidade atraí muitos jovens pela sua vasta cultura, além de suas boutiques, museus e cafés

Mauro Adamoli
[email protected]