Homens também precisam de exames preventivos

Dados do Inca apontam que cerca de 15 mil homens morreram em 2017, devido ao câncer de próstata; Em 2019 a projeção é de 68 mil novos casos. (Fotos: FreePick)

O mês é novembro e a cor da campanha de saúde chega agora em cores azuis. Dessa vez, o movimento é de conscientização sobre câncer de proposta e reforça aos homens a importância do exame preventivo como forma de prevenção, principalmente para os que estão acima dos 50 anos.

Segundo o Inca (Instituto Nacional de Câncer) o câncer de próstata é o segundo que mais mata os homens no Brasil, perdendo apenas para o de pele. Ainda nos dados da intuição, em 201 foram 15.391 casos de morte foram registrados devido à doença.

O exame preventivo realizado pelo urologista, em que se examina a próstata é a maneira mais eficaz de detectar a doença precocemente. A próstata é uma glândula que se localiza na parte baixa do abdômen. Ela é um órgão pequeno, tem o formato de uma maçã e se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto (parte final do intestino grosso).

O exame de toque é ainda considerado um tabu por muitos homens e, de acordo com o urologista da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), Alex Meller, são as mulheres que mais incentivam os homens a irem ao médico fazer o exame.

Sobre a idade em que o exame deve ser feito, o urologista informou que pode variar entre homens com predisposição genética ou não. “Se o homem tiver alguém da família, principalmente do lado paterno, que tenha tido o câncer, o check-up deve começar a partir dos 45 anos. Se não tiver, pode começar a visitar o médico a partir dos 50”.

De acordo com o urologista Alex Meller, o câncer de próstata não apresenta sintomas em seu estágio inicial, porém nos casos em que o homem sente difi culdade de urinar e dores fortes na bexiga, é sinal que o tumor já está em estágio avançado.

CUIDADOS

Acredite ou não o colesterol também pode estar ligado ao câncer de próstata. Manter o colesterol estabilizado pode ajudar a prevenir o câncer. “Pacientes que têm o câncer e mantêm o colesterol controlado têm uma diminuição considerável na gravidade da doença”, explicou Meller.

Ainda em questão da prevenção e cuidado com a saúde, a OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda 150 minutos de atividade física moderada ao longo de uma semana, agregada a uma alimentação equilibrada e balanceada e se manter longe de cigarros e bebidas alcoólicas.

Larissa Anunciato
[email protected]