Hora de voltar à rotina alimentar

Nutricionista bianka Chiarotti indica boas combinações para sucos e alimentos (Crédito: Claudinho Coradini/JP)

As ceias de Natal e Ano Novo são marcadas pelo exagero. Mesmo que tente ou prometa se controlar, sempre acaba cometendo um deslize. Os doces, gorduras e álcool fazem o corpo produzir toxinas e o organismo fica mais ácido, por isso nos sentimos pesados.

O órgão principal responsável pela desintoxicação do corpo é o fígado, ele é o metabolizador, tanto de nutrientes quanto de substâncias como fármacos, toxinas, drogas e vitaminas. O tempo que o órgão leva para eliminar essas substâncias varia do alimento ingerido, da quantidade e do metabolismo de cada pessoa.

Para que as reações químicas de desintoxicação aconteçam no fígado, são necessários alguns compostos bioativos (betacaroteno, sulforafanos, catequinas, antioxidante), vitaminas e minerais presentes nos alimentos.

Algumas comidas potencializam estes processos de limpeza do organismo como os vegetais: brócolis, rabanete, beterraba, repolho, couve-manteiga que são ricos em sulforafanos. A cenoura é rica em betacaroteno e o chá verde, rico em catequinas. É importante comer frutas como abacaxi, melão, melancia, laranja, banana, entre outras que contenham boa quantidade de potássio, um mineral que participa do processo químico de desintoxicação e também auxilia na redução de pressão arterial. Ele está presente em todos os vegetais e frutas, mas em maior quantidade nos vegetais verdes escuros, como brócolis e temperos como salsinha, cebolinha e orégano.

A hidratação é indispensável, é necessário beber por volta de 2 a 3 litros d’água ao dia por conta do pós-festas. Os chás são uma boa opção, principalmente os de casca de laranja, cavalinha, gengibre, carqueja e chá-verde.

Segundo a nutricionista Bianka Chiarotti o ideal é consumir esses alimentos em sucos combinados de frutas e vegetais, como por exemplo, laranja com cenoura ou beterraba, abacaxi com hortelã e gengibre. É possível acrescentar sementes como chia ou linhaça, preparar suchás (chá + suco) como, por exemplo, capim cidreira com suco de limão.

Além disso, dê preferência aos alimentos in natura, ou seja, os que são encontrados em hortas, varejões e consultar um nutricionista para adequar a alimentação às necessidades individuais.

 

DICA

Receita de suchá:

• Capim cidreira (1 colher de sopa da folha picada)

• 1 xícara de chá de água (160ml).

Ferver a água. Acrescentar as folhas picadas de capim cidreira. Deixar em infusão por, aproximadamente, 15 minutos. Acrescentar um limão espremido. Bater no liquidificador. Consumir gelado com pedras de gelo a gosto.

Suco verde:

• 1 rodela de abacaxi

• 1 folha de couve manteiga

• 5 rodelas de pepino

• 1 rodela de gengibre (1 cm)

• 200ml de água ou água de coco

Bater tudo no liquidificador ou mixer. Não coar e consumir.

(Letícia Azevedo)