Hospital Unimed mantém acreditação máxima de qualidade

Os avaliadores se surpreenderam com a Unidade do Coração e a UTI Pediátrica do centro médico (Foto: Filipe Paes/Studio47)

Com excelentes resultados, o Hospital Unimed Piracicaba passou por auditoria de manutenção da certificação hospitalar ONA 3 (Organização Nacional de Acreditação) com avaliadores da DNV-GL, uma das mais conceituadas instituições acreditadoras do Brasil. Entre os pontos fortes apontados pelo relatório destaque para a participação da Diretoria no sistema de gestão, aprimoramento dos serviços assistências, investimentos em infraestrutura e equipamentos, gestão do corpo clínico e de projetos, implantação de governança clínica e a criação da universidade corporativa. Além disso, os avaliadores se surpreenderam também com a Unidade do Coração – voltada aos cuidados cardiovasculares – e a UTI Pediátrica do centro médico, ambas inauguradas este ano.

“A revalidação se deve ao comprometimento de uma equipe de médicos e colaboradores empenhada em desenvolver um sistema de gestão que tem como base a assistência segura e a melhoria contínua dos processos, além de um planejamento estratégico efetivo”, disse Carlos Joussef, presidente da Unimed Piracicaba.

Conquistado em setembro de 2017, o selo máximo de qualidade atribuído à cooperativa comprova a cultura organizacional, a maturidade da gestão e os resultados da instituição, além do foco na segurança do paciente e na alta resolutividade médica.

“Todo trabalho é movido por desafios. E um deles era a conquista da qualificação hospitalar reconhecida nacionalmente. Este selo atesta que oferecemos infraestrutura completa e seguimos o Manual Brasileiro de Acreditação, que garante o padrão de qualidade que nossos beneficiários merecem”, enfatizou o dirigente.

De acordo com um dos auditores da empresa acreditadora, Luiz Carlos Marzano, a Unimed Piracicaba faz parte, hoje, de um seleto grupo de hospitais certificados no Brasil. Inclusive, o centro médico é o único na cidade com certificação máxima de qualidade concedida pela ONA. Ele explicou, ainda, que a metodologia utilizada para a aquisição do selo é bastante segura, conferindo à instituição um sistema de gestão que garante, fundamentalmente, dois pontos importantes: qualidade assistencial e segurança do paciente. “A certificação é reconhecida também pela ISQua (The International Society for Quality in Health Care)”, completou o instrutor.

Mas para Joussef, que está no comando da Cooperativa desde 2012, a meta do Hospital Unimed Piracicaba é continuar avançando em qualidade e no aprimoramento dos atendimentos. “Este ano, concretizamos mais um sonho quando inauguramos a UTI Pediátrica e Unidade do Coração, que envolve uma série de serviços voltados à cardiologia. Continuaremos investindo em novos serviços e complexidade”.

O trabalho pela melhoria não para e a diretoria quer mais e já fez sua agenda. “No próximo mês, recebemos auditores para a certificação da norma internacional ISO 9001/2015”.

Ainda está previsto para outubro o início das obras do novo Centro Administrativo da Cooperativa, no Hospital Unimed, além da implantação de aplicativos para facilitar a rotina de beneficiários e da construção de nova unidade hospitalar.

 

Da Redação