Hyundai já produziu um milhão de carros em Piracicaba

Em setembro de 2012, o Parque Automotivo de Piracicaba, liderado pela Hyundai, inicia a produção de veículos em nossa cidade, com o lançamento do HB20. Em outras oportunidades, já pude escrever sobre a vinda da montadora sul-coreana, discussão que começou em 2008, e sua consolidação que começa efetivamente em novembro de 2012, com a produção do HB20.

Passados seis anos, a boa notícia é que no último dia 2 de agosto, mês em que Piracicaba comemorou seu 251º aniversário, participei de uma solenidade no Parque Automotivo, na linha de montagem da Hyundai, que concluiu a produção do seu primeiro milionésimo veículo ­ um Creta. A conquista foi comemorada com a participação de centenas de funcionários e alguns convidados.
Esse fato foi um orgulho para toda a cidade, que não mediu esforços para atrair para Piracicaba a implantação do Parque Automotivo, com a Hyundai e seus fornecedores. Recordando que, em 2008, se falava na produção de 80 mil veículos no primeiro ano de funcionamento da fábrica. Mas, a Hyundai soube aproveitar o dinamismo do mercado nacional, aliou tecnologia e qualidade de seu produto, e os 3 resultados positivos foram aparecendo.

Tudo isso culminou no último mês de agosto com o registro oficial da produção de um milhão de veículos e nossa cidade passou a ser responsável por quase 10% de toda produção de automóveis do Brasil. Por isso, hoje, quando se pensa no imenso canavial que lá existia, que durante décadas produzira cana-de-açúcar para as usinas de açúcar da região, deu lugar ou foi transformado num aglomerado de empresas de alta tecnologia, que veio a compor um dos mais modernos parques automotivos do Brasil.

O resultado do Parque Automotivo de Piracicaba mostrou importante evolução, com produção de 26 mil veículos em 2012, totalizando 179 mil em 2017. Somando-se a produção deste ano, comemoramos no último mês a montagem do 1.000.000º veículo Hyundai. Nesse período, a montadora sul-coreana passou a produzir também o modelo Creta, mais o HB20. Além da geração de milhares de empregos e de renda para o município, contribui para ampliar a arrecadação de impostos, principalmente de ISS e ICMS, auxiliando nas finanças municipais para o atendimento da crescente demanda social em tempos de crise econômica.

Piracicaba fica contente quando vê nos noticiários televisivos as matérias internacionais de grandes eventos de construção civil e podemos ver grandes máquinas mostrando a logomarca CAT, sabendo que temos em nossa cidade uma das maiores fábricas da Caterpillar do mundo. Neste semestre, quando se comemora o sexto ano da instalação da Hyundai em Piracicaba, a Caterpillar e Piracicaba comemoram neste ano a produção do 50.000º equipamento pesado destinado à construção civil da fábrica, também contribuindo para a geração de emprego e renda em nossa cidade.

E a cidade, recentemente, também pôde ficar contente quando assistiu aos jogos da Copa do Mundo da Rússia, onde as seleções chegavam aos estádios de futebol em ônibus com a logomarca Hyundai. Isso é motivo de orgulho para todos nós, porque temos na cidade a presença da Hyundai, agora detentora da marca de empresa que ultrapassa a produção de um milhão de veículos.

Barjas Negri, prefeito de Piracicaba