IHGP lança revisa 24 e seu primeiro livro infantil

livro Além dos livros, instituto também deu posse a novos membros. ( Foto: Divulgação)

Na noite de quarta-feira (20), o IHGP (Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba) deu posse a três novos membros da entidade em evento na Pizzaria Caprichosa. Na oportunidade foram empossados como novos membros Edilson Rodrigues de Moraes (jornalista), José de Assis Cruz Neto (Fundação Raízen e um dos responsáveis pelo projeto do Museu da Cana e do Açúcar em Piracicaba), Nilce Moreira (presidente do Instituto Beatriz Algodoal) e Victor Kraide Corte Real (professor universitário).

Após a posse, houve a entrega de diplomas aos associados eméritos do IHGP aos ex-prefeitos de Piracicaba José Machado e Gabriel Ferrato. Cada qual comentou sobre a contribuição dada a cidade e a cultura local durante seus respectivos mandatos. “Nos sentimos muito felizes em receber os ex-prefeitos que fizeram um grande trabalho na cidade e além dos novos membros que também possuem fatos e ações para a história e cultura de Piracicaba. O lançamento do livro da Ivana, faz parte do primeiro livro infantil do IHGP e ficou uma graça. Nós da diretoria, nos sentimentos muito honrados, ainda mais com o lançamento da nova revista homageando os 250 anos da cidade e os 50 anos do instituto”, ressaltou Valdiza Caprânico, presidente do IHGP.

LANÇAMENTOS – Na comemoração, foram lançados dois novos livros: a revista de número 24 do Instituto, onde há uma coletânea de vários autores sobre o processo migratório e suas consequências para a cidade, e o livro “Lenda Inhala Seca”, segunda edição da coleção de Lendas de Piraciaba de autoria de Ivana França Negri, com ilustrações da neta Ana Clara. “As lendas vão se perdendo se não forem contadas às novas gerações. Para mim é muito gratificante trabalhar com minha neta. Ela faz tudo com capricho e carinho e vai tomando gosto pela literatura também, o que é muito importante”, ressaltou Ivana.

Sobre a nova edição da revista, Adolpho Queiroz, que é o segundo tesoureiro do IHGP e editor da revista do IHGP, contou ao JP que há novas características. “Esta edição foi dedicada aos imigrantes na formação de Piracicaba. Conseguimos excelentes artigos sobre a presença de espanhóis, portugueses, italianos, japoneses e negros nos antigos quilombos de Piracicaba. A edição também possui fotos das comemorações dos 50 anos do IHGP e artigos sobre o bicentenário da cidade e os festejos dos 250 anos. A edição impressa começou a ser distribuída ontem durante a pizzada do IHGP. Nós próximos dias poderá ser vista no site do IHGP”, contou.

(Ana Caroline Lopes)