Ilumina inaugura Unidade Móvel de Diagnóstico

carreta Carreta traz avanço na área de diagnóstico e prevenção. ( Foto: Claudinho Coradini/JP)

“Esse é o outubro mais rosa dos últimos dez anos”. Com essa empolgação, a fundadora da Associação Ilumina, Adriana Brasil, define o momento atual da Fundação Ilumina com a inauguração da Unidade Móvel de Diagnóstico, que acontece amanhã. Até dezembro, a estimativa é que sejam realizados 1,5 mil mamografias em mulheres cadastradas no Sistema Único de Saúde. O evento acontece no local onde o Hospital Ilumina de Diagnóstico e Prevenção do Câncer está sendo construído, na região do Alto do Taquaral, e contará com a presença de autoridades de todo o Estado. Ainda durante a inauguração, será anunciado o cronograma e detalhes sobre os atendimentos.

“A chegada da unidade móvel dá início a uma nova fase que tornará a Fundação referência nacional quando o assunto é diagnóstico e tratamento, mas principalmente rastreabilidade do câncer”, comemora Adriana sobre os largos passos da Ilumina daqui em diante. Após o período inicial, os atendimentos serão ampliados em um rastreamento ativo organizado que visa buscar pacientes assintomáticas, previsto para o primeiro trimestre do próximo ano. Até lá, será inaugurado um hospital referência, que integrará tecnologia de armazenamento e compartilhamento de prontuários de pacientes atendidos entre as redes pública e privada nacionais e ampliará de forma significativa a capacidade de atendimentos e exames 100% gratuitos, a fim de minimizar os impactos do diagnóstico tardio da doença.

O procurador do Ministério Público do Trabalho, Ronaldo Lira, diz que a chegada da carreta é um benefício para a população. “Desejo pleno êxito na execução desse projeto em Piracicaba. Os recursos oriundos de multas beneficiam os brasileiros de um grande número de cidades, em diferentes projetos que visam oferecer saúde e qualidade à carente”, ressaltou.

Paralelamente ao primeiro período de atendimentos, a equipe da Fundação Ilumina fará um rastreamento ativo organizado à população feminina de Piracicaba e região. “A Carreta Ilumina é uma conquista para a população pois o diagnóstico precoce é a principal arma para combater o câncer de mama e fundamental para aumentar as chances de cura do paciente”, afirma Adriana Brasil.
“Trabalhamos a prevenção e a pesquisa e estamos vencendo a batalha contra o câncer. A inclusão da Associação Ilumina nos trará melhores resultados. A Associação demonstrou competência e seriedade para tocar o projeto. Vamos oferecer saúde da melhor qualidade às pessoas carentes”, defende Henrique Prata, presidente do Hospital do Câncer de Barretos (Hospital do Amor).

(Da Redação)