Ilumina inicia, hoje, exames para detecção de câncer

Ação social é gratuita e acontece na Estação da Paulista. (Foto: Amanda Vieira/JP)

Neste mês de outubro, o Brasil inteiro volta os olhares e se mobiliza em prol da conscientização do tipo de câncer mais incidente entre mulheres: o de mama. Segundo o Inca (Instituto Nacional de Câncer), esse tipo atingirá cerca de 60 mil mulheres entre 2018 e 2019. Em Piracicaba, a Unidade Móvel da Fundação Ilumina, vai atender espontaneamente toda a população da cidade entre os dias 10 e 31 de outubro. O objetivo é promover o Rastreamento Ativo Organizado, ou seja, buscar pacientes antes mesmo que eles apresentem sintomas.

Com o apoio da prefeitura e da iniciativa privada, a Unidade Móvel ficará na Estação da Paulista. Para ser atendido, é importante verificar os requisitos, além de levar documentos de identificação (RG e CPF) e o cartão do SUS.

Nesse período, a Fundação Ilumina vai oferecer também exames de diagnóstico de detecção de câncer de boca e de pele. “Nosso modelo de Rastreamento Ativo Organizado visa buscar pacientes que ainda nem apresentam sintomas a fim de promover o diagnóstico precoce e de minimizar os impactos do diagnóstico tardio não só do câncer de mama, mas também os de boca e de pele”, explica Adriana Brasil, cirurgiã de cabeça e pescoço e presidente do Conselho Administrativo da Fundação. Para a mamografia é preciso ter idade entre 40 e 69 anos e deve ter feito sua última há mais de um ano.

De acordo com Adriana, é uma forma de atender às mulheres que, por algum motivo, não conseguiram agendamento para o exame. A médica explicou que serão realizados 55 exames por dia.

O exame de diagnóstico de câncer de boca é destinado às pessoas com mais de 40 anos de idade, em especial fumante ou que costuma fazer uso de bebida alcoólica. O procedimento é realizado em cerca de 10 minutos e é a melhor forma para a descoberta da doença em fase inicial. Afinal, nessa etapa, o câncer ainda não apresenta sintomas e, por isso, 80% dos casos só é descoberto em estágio avançado. “É importante lembrar que esse diagnóstico ocorrerá às terças, quartas e quintas entre 7h e 11h.

Já o exame de câncer de pele indicado a pacientes com alterações na pele como manchas com mudança de cor ao passar do tempo; lesões com bordas irregulares; lesões com saída de secreção; e histórico de lesões anteriores.

Beto Silva
[email protected]