Ilumina leva carreta de prevenção para o Cecap

A partir de hoje, começam oficialmente os trabalhos da Carreta Educativa Missão Gênese, iniciativa do Hospital de Amor (HA) de Barretos em parceria com a Associação Ilumina e prefeitura. A estrutura será apresentada às autoridades e à comunidade local a partir das 9h, na Escola Estadual Adolfo Carvalho, no Cecap, onde fica até o dia 16. A ação estava prevista para acontecer na semana passada, porém, por problemas estruturais, a instalação na escola só pode ocorrer anteontem (5).
 
Segundo Adriana Brasil, presidente da Associação Ilumina, a carreta foi criada com o propósito de conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do autocuidado, como chave para reduzir a incidência e diminuir o número de casos fatais vítimas do câncer. “Há 10 anos a Associação Ilumina vem viabilizando projetos de diagnóstico precoce de câncer, e nossa parceria com Hospital do Câncer de Barretos só cresce a cada dia. Neste começo de ano conseguimos trazer esta excelente iniciativa para conscientizar crianças e adolescentes sobre a importância do diagnóstico precoce e dos cuidados na prevenção do câncer”, afirmou Adriana.
 
Rodrigo Gonçalves, médico e gerente de projetos educacionais do Centro de Educação em Saúde da Associação Ilumina, disse que a expectativa é que essa experiência leve conscientização e transformação aos alunos, para que compartilhem as informações em seus meios de convívio. “É uma experiência única para as crianças e adolescentes. Eles vivem uma aventura. Viajam pelo corpo humano de uma maneira impactante e inesquecível. A partir dessas interações lúdicas, a carreta consegue passar a mensagem de prevenção de uma maneira simples, dinâmica e atrativa”, explicou.
 
Para o secretário de Saúde, Pedro Mello, a parceria com a Associação Ilumina fortalece a relação do setor público com a sociedade e prepara “o terreno” para a chegada do Hospital Ilumina de Prevenção e Diagnóstico do Câncer de Piracicaba, aos moldes do já existente em Barretos. “A carreta educacional traz uma nova dimensão de trabalho preventivo ao setor público e chama a atenção da população para a importância da prevenção do câncer, assunto que se tornará ainda mais presente no dia a dia da cidade a partir da construção do hospital”, disse.
 
Adriana Brasil lembrou ainda que outros projetos educacionais capitaneados pela Ilumina serão lançados ainda este ano, consolidando o trabalho de formação de “cidadãos conscientes”.