Ilustrador piracicabano é coautor de livro de crônicas

O ilustrador piracicabano Érico San Juan é coautor do livro Viver: Manual de Instruções. A obra, uma homenagem póstuma ao cronista, jornalista, publicitário e ilustrador brasileiro Artur de Carvalho, teve a participação, também, dos artistas gráficos Orlando Pedroso, Spacca, Fernandes, Vinícius Cineli, Custódio, Orlandeli e Gilmar, com organização de Gabriel Carvalho e edição de Custódio. Lançado no último dia 25, em Votuporanga (SP), o livro contém, em 63 páginas, adaptações em quadrinhos de crônicas originais escolhidas por Carvalho, falecido em 2012, que contam histórias reais, nonsenses e fictícias cotidianas, com toque de humor, reunindo situações desde antes do nascimento até o final da vida.
 
 
O livro, segundo San Juan, é resultado de uma amizade entre o cronista e os ilustradores participantes. “Eu e Artur nos conhecemos em 2001, na internet. Depois, nos vimos pessoalmente em Votuporanga, no evento Voturiso, em 2001 e 2003. Kipper aglutinou uma lista para chamar profissionais que quisessem fazer parte do livro. O projeto se realizou após um tempo, com início em 2011. Artur morreu em 2012, então fizemos essa homenagem póstuma particular para nosso amigo, que era uma figura popular interessante, muito conhecida na nossa área”, disse ele, que trabalha como ilustrador há 27 anos.
 
 
Érico San Juan adaptou a crônica denominada Zero 800. “Nesta história, Artur relata um diálogo entre ele e uma atendente de telemarketing, Enya, que mais parece um robô. Ele entra em contato com ela para tentar resolver um problema em seu site profissional. Eu adaptei no computador, basicamente, com apenas três desenhos, repetitivos, expressões pouco variantes, praticamente nas mesmas posições. Fiz, exatamente, para ilustrar uma conversa monótona, que nunca tem solução”, explicou. A obra literária foi um projeto realizado por meio do programa Bolsa Cultura de fomento à Produção Cultural de Votuporanga.
 
 
Para adquirir Viver: Manual de Instruções — Crônicas de Artur de Carvalho adaptadas para os quadrinhos é necessário entrar em contato, via WhatsApp, pelos números (17) 9.9714-7470, com Gabriela Carvalho, e (17) 9.9705-5252, com Telma Carvalho.