Inadimplência de Piracicaba recua 4,5% em um ano

Indicadores de inadimplência são elaborados a partir da quantidade de novos registros de dívidas vencidas e não pagas (Foto: Amanda Vieira/JP)

Em fevereiro, a inadimplência do consumidor piracicabano caiu 4,5% na variação interanual, quando comparado ao mesmo mês de 2018. Neste ano, no comparativo mensal de fevereiro com janeiro, por sua vez, o índice registrou queda de 1,5%. No valor acumulado, a inadimplência diminuiu 2,8%. Os percentuais foram obtidos em análise realizada mensalmente pela Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), em parceria com a Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba).

A pesquisa também demonstra recuo de 0,5% no indicador mensal (fevereiro e janeiro/2019) do Estado de São Paulo. Na região Sudeste e no Brasil, o mesmo número pode ser observado (-0,5%). Embora a tendência mensal seja a mesma, na variação interanual, o Estado de São Paulo registrou aumento da inadimplência em 0,8%; enquanto na região Sudeste, o índice caiu 0,7%. Em todo o país, o resultado também foi de queda de 1,4% no ano.

O indicador de recuperação de crédito recuou 2% na comparação mensal de fevereiro com o mês anterior. Já no valor acumulado, a recuperação obteve queda de 3,5%. Na variação interanual (mesmo mês do ano anterior), a pesquisa constatou diminuição de 9%.

INDICADORES

Os indicadores de inadimplência são elaborados a partir da quantidade de novos registros de dívidas vencidas e não pagas. O indicador de recuperação de crédito, por sua vez, é desenvolvido a partir das exclusões de registros informadas à Boa Vista SCPC pelas empresas credoras. A Boa Vista é precursora do Cadastro Positivo, banco de dados com informações sobre o histórico de pagamentos. Atualmente, é referência no apoio à tomada de decisão em todas as fases do ciclo de negócios: prospecção, aquisição, gestão de carteiras e recuperação.

SCPC ACIPI

Consumidores interessados podem realizar consultas gratuitas ao SCPC na sede da Acipi. Há a opção de atendimento, também, no escritório regional da entidade. A verificação é feita apenas pessoalmente, mediante a apresentação de documento de identidade e CPF originais. Informações: (19) 3417-1766, ramal 706, ou [email protected].