Indsat: Barjas é o prefeito mais inteligente da região

prefeito Tucano somou 754 pontos no ranking que abrange 12 cidades. ( Foto: Claudinho Coradini/ JP)

O prefeito Barjas Negri (PSDB) foi apontado como o chefe do Executivo mais inteligente de 12 cidades do Aglomerado Urbano de Piracicaba (AUP), conforme pesquisa feita no terceiro trimestre pelo Indsat (Índice de Satisfação dos Serviços Públicos). Ao todo, o tucano somou 754 pontos no ranking, o que o qualificou como “muito inteligente”. De acordo com o analista político e diretor de planejamento do Indsat, Paulo Ricardo Gomes, foram ouvidas 400 pessoas em cada um dos 12 municípios do Aglomerado, totalizando 4.800 entrevistados. Além de Piracicaba, participaram da pesquisa as cidades de Limeira, Rio Claro, Cordeirópolis, Araras, Rio das Pedras e Capivari, entre outras.

Ex-ministro da Saúde em parte do governo Fernando Henrique Cardoso, o economista Barjas Negri foi eleito prefeito de Piracicaba em 2004 com 64% dos votos válidos, reeleito em 2008 com 88,25% e ajudou a eleger seu sucessor, Gabriel Ferrato, em 2012 com 73,54% dos votos.

Barjas é professor doutor em economia pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e foi presidente da FDE (Fundação de Desenvolvimento da Educação). “Neste seu terceiro mandato, Barjas consegui manter a imagem de um político inteligente, no levantamento da Indsat deste terceiro trimestre, entre os cinco administradores mais simpáticos do aglomerado”, avaliou Gomes.
Além do perfil do prefeito e avaliação da administração de seu governo, o Indsat analisa, a cada três meses, os índices de satisfação de 16 serviços públicos em 12 cidades pertencentes ao AUP, nas 15 maiores cidades da RMC (Região Metropolitana de Campinas) e nas dez maiores cidades do Estado. Procurado para comentar a pesquisa, o prefeito preferiu não se manifestar.

(Beto Silva)
¤