Iniciada reforma do telhado da Igreja dos Frades

A Igreja do Sagrado Coração de Jesus, conhecida como “Igreja dos Frades”, passa por restauro de sua cobertura. A primeira etapa acontece em uma área de 1.160 metros quadrados e contempla a troca de 17 mil telhas. O valor da obra é de aproximadamente R$ 300 mil, com término previsto para maio deste ano. Segundo informações da administração da paróquia, o dinheiro será arrecadado junto aos fiéis.
 
O projeto, de autoria da Corsi Arquitetura – empresa especializada na concepção e gerência de projetos de restauro arquitetônico de patrimônios históricos -, prevê ainda a recuperação de estruturas comprometidas, restauro da parte elétrica e adequação às exigências dos bombeiros. “Houve uma recente queda de partes do forro, o que faz com que seja urgente uma intervenção para assegurar boas condições não só aos usuários como ao patrimônio histórico em questão”, lembrou o diretor executivo da empresa, Moacyr Corsi Júnior. 
 
O pároco da Igreja dos Frades, frei Alberto Pegoraro, destaca o caráter histórico do espaço. “Não se pode negar a importância artística dessa igreja, que é um patrimônio e faz parte da história de Piracicaba, lembrando os quase 130 anos da presença dos frades que aqui chegaram e começaram a construir o templo”, afirma.
 
De acordo com frei Alberto, o projeto de reforma é amplo e será dividido. Nas próximas etapas serão feitas intervenções na parte hidráulica, arquitetura externa, parte elétrica interna, além da preservação artística no interior da igreja. Para viabilizar isso, a igreja realiza campanhas junto à população. “Estamos fazendo campanhas pela internet e eventos para ajudar a arrecadar fundos, para completar o que já temos e viabilizar a restauração. Paralelamente a isso contamos com doações das pessoas”, completa o pároco.
 
Tombado como patrimônio histórico e cultural do município por meio do Decreto 10.007, de 13 de setembro de 2002, o templo católico receberá telhas iguais às já existentes para substituir as que não apresentam mais condição de uso, além de madeiramento de características semelhantes. “A proposta do projeto de intervenção busca manter os elementos arquitetônicos para que não resulte em nenhum impacto visual na edificação e em seu entorno”, disse Moacyr.
 
A Igreja do Sagrado Coração de Jesus tem sua história ligada aos frades capuchinhos que se instalaram em Piracicaba a partir de 1890. Foi inaugurada em 8 de dezembro de 1895, ainda inacabada, pelo bispo de São Paulo, Dom Joaquim Arcoverde. Seguindo o estilo “art-noveau”, o púlpito, construído em madeira e datado de 1900, é um destaque, assim como os altares laterais elaborados por Antonio Spinelli.