Instituto Formar oferece 100 vagas para Banda e Coral

Aulas são para jovens de 12 a 18 anos, sendo 50 vagas por semestre (Foto: Divulgação) Aulas são para jovens de 12 a 18 anos, sendo 50 vagas por semestre (Foto: Divulgação)

O Instituto Formar abre inscrições para aulas de música. Os registros podem ser feitos de 7 a 29 de março – ou até quando restarem vagas – na própria sede da entidade, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30. Os alunos integrarão a banda e o coral da instituição. A inscrição é gratuita.

Para se inscrever, é necessário que o candidato leve RG e comprovante de matrícula escolar, caso ainda não tenha concluído o Ensino Médio. No total, são oferecidas 100 vagas para jovens de 12 a 18 anos, divididas em 50 ingressos em cada semestre. Entre os instrumentos que são inclusos nas aulas estão o saxofone, clarineta, flauta transversal, trombone, trompete, bombardino, tuba e o violão. Também são oferecidos ensinamentos sobre canto e teoria musical.

De acordo com Mauricio Ribeiro, coordenador do Departamento Cultural do Instituto Formar, o objetivo é alcançar pessoas que tem já tem experiência com a música e também as que não tem. “A meta é admitir primeiro adolescentes que já tocam algum instrumento musical. Posteriormente, vamos oportunizar a admissão de iniciantes”, afirma.

O objetivo das aulas é incluir no cenário cultural crianças e adolescentes que vivem uma realidade excludente em Piracicaba, além de fortalecer a autoestima dos alunos apor meio da arte e da expressão musical, o que contribui para a construção da cidadania. De acordo com o Instituto “as atividades contribuem para ressignificar vivências de isolamento e de violações de direitos, bem como propiciam experiências favorecedoras do desenvolvimento de sociabilidades na prevenção de situações de risco social”.

Os alunos da entidade contam com assistência social, psicológica e pedagógica, representada por um corpo de músicos docentes formado pelos professores Eloy Porto Neto, Evandro Santos, Marcelo Seghese, Felippe Junior e Elcio Aguiar.

SERVIÇO

Inscrições para aulas de música no Instituto Formar. De 7 a 29 de março, das 8h30 às 16h30, na sede da instituição, na rua Gonçalves Dias, Piracicamirim. Mais informações (19) 3437-8888.

Mariana Requena