Ismail Xavier lança livro sobre arte cinematográfica

livro Xavier é professor de história do cinema brasil. (Foto: Luis Andrade)

O Sesc sedia hoje, às 20h, no teatro, o lançamento do livro Sétima Arte — Um Culto Moderno, de autoria de Ismail Xavier, um dos mais importantes teóricos e professores de crítica e história do cinema brasileiro. Lecionando desde 1971 na Escola de Comunicação e Artes da USP (Universidade de São Paulo), Xavier aborda no livro a afirmação do cinema como forma de arte e o porquê de sua acolhida pelos modernos como uma linguagem de expressão artística fundamentalmente moderna. O evento é gratuito.

Composto por 288 páginas, o livro é escrito a partir da dissertação de mestrado de Xavier e analisa o período em que o cinema deixou de ser compreendido como mera diversão popular e alcançou o status de sétima arte, apresentando um debate que ultrapassa questões técnicas e abrange uma ampla visão da história e da cultura brasileiras, bem como da história do cinema mundial.

Buscando desvendar a origem da expressão sétima arte, Xavier apresenta um panorama das vanguardas artísticas desde 1911.

Esta edição conta com uma nova introdução do autor, além de comentários atuais à luz da evolução do cinema e da crítica, que se somam à versão integral do estudo pioneiro publicado em 1978, que aborda a consolidação do cinema como forma de arte e de que forma a estética cinematográfica se transformou em uma linguagem artística fundamentalmente moderna.

Influenciado por nomes como Paulo Emílio Salles Gomes e Antonio Candido, o autor desenvolve uma visão analítica do cinema baseada em um amplo conhecimento histórico, social e cultural do Brasil.

Conforme afirma Danilo Santos de Miranda no texto de apresentação, “essa perspectiva extrapola a simples compreensão de enredos e personagens, apontando para a estrutura fílmica, assim como para o exame tanto do contexto no qual se insere o filme quanto daquele ao qual se refere. Para Xavier, a obra de arte não se dissocia da sociedade, ao contrário, é produto dela e com ela deve dialogar”.

AUTOR — Ismail Xavier é pesquisador formado em Comunicação Social, com habilitação em Cinema, pela USP. Fez mestrado e doutorado em Teoria Literária na FFLCH-USP e PhD em Cinema Studies na Universidade de Nova York.

SERVIÇO — Lançamento do livro Sétima Arte — Um Culto Moderno. Hoje, às 20h, no Sesc (rua Ipiranga, 155, Centro). Entrada gratuita. Retirada de ingressos começa às 19h. Informações: (19) 3437-9292.

(Da Redação)