Já ouviu falar em Ritmo Circadiano para o exercicio?

Relógio biológico! Em um encontro com uma leitora ela me relatou que não conseguia treinar de manhã da mesma forma que a noite. O seu rendimento era muito menor pela manhã, e com isso, ela estava preocupada por isso estar acontecendo e não entendia o por quê!
Bom, vamos entender um pouco mais sobre isso, sobre o ciclo circadiano ou ritmo biológico de cada um. Existem pessoas que preferem se exercitar pela manhã, outras a noite. Isso é comum. O ciclo circadiano é o ciclo bioquímico, fisiológico e comportamental de cada um. Ele que é o responsável por dizer se você às 21hs já esta dormindo em pé, ou se você se sente muito bem disposto para estudar a noite, ou fazer aquela leitura noturna. Importante ressaltar que cada um tem o seu, e não existe o melhor! Perceba como se sai, conheça-te a si mesmo!
Cada qual com o seu ritmo
Não ache que ritmo serve só para correr em determinado pace, ou para a dança! Este ritmo do ciclo origina-se no hipotálamo e regula desde a temperatura corporal, metabolismo e até pressão arterial. Eles são controlados pelo ciclo de luz, que vem desde os primórdios de nossa existência, e passado de geração para geração. O dia, luz, e ambiente fazem diferença! Por isso é mais fácil dormir no escuro!
Não se deixe levar
O mais importante não é mudar sua programação. Não mude nada. Só se perceba quando rende melhor, pela manhã ou pela noite e se possui a facilidade de treinar em um dos dois períodos e assim, escolha aquele que te deixa mais disposto. Falo isso porque tem pessoas que não podem se exercitar a noite, podendo só pela manhã e vice versa. O mais importante é que fazer exercício é melhor do que não fazer! Então faça! Se puder, no horário que mais de deixa disposto. A grande verdade também segundo a pesquisa é que pessoas que fazem exercício pela manhã, são bem mais fáceis de colocá-las como hábito. Eu acredito nisso, pois durante o dia, vão surgindo problemas, festas e por ai vai, e ai o exercício deixa de ser feito.
Foco
Para mim, exercício é saúde, e falo isso com todos os meus alunos. Se o seu objetivo é esse, faça-o, independente do horário. Tem certas ocasiões que o horário influência, como numa corrida que a largada é as 8hs da manhã, no verão! Se treinar só à noite, no dia da prova, vai sentir um pouco o calor. Então, vale a pena neste caso, treinar uma vez na semana de manhã.
Saiba que cada um tem o seu ritmo, que pode ser adaptável, mas que volta sempre ao seu natural, pois cada ser é único, especial, e por mais que somos humanos, da mesma espécie, cada um tem sua característica. Seria chato se fossemos robôs. Por isso, não tente mudar o seu ritmo, se adapte, mas tente sempre fazer na melhor hora para você. Isso é o que importa! Até a próxima!