• Já visitou as Serras Gaúchas?
  • Já visitou as Serras Gaúchas?
  • Já visitou as Serras Gaúchas?

Já visitou as Serras Gaúchas?

As Serras Gaúchas, localizadas no nordeste do Rio Grande do Sul, são conhecidas cientificamente como “acidente geográfico”. Porém, se existe um acidente bom, ainda bem que ele aconteceu nesta parte do Sul do Brasil. O local tem diversas cidades fantásticas, com paisagens e pontos turísticos que ficam na memória dos turistas que, para aproveitarem as atrações, têm que voltar mais duas ou três vezes, tamanha a quantidade de fabulosas cidades e vistas deslumbrantes para aproveitar em apenas uma viagem.

 

GRAMADO
Na belíssima cidade de Gramado o passeio começa na famosa rua Madre Verônica, conhecida nacionalmente como Rua Coberta. São 100 metros de comprimento, com um telhado de vidro protegendo os visitantes dos dias chuvosos. O local conta com diversos cafés e restaurantes que ficam lotados na alta temporada, além das árvores que ditam o tom verde do local. Para os fãs de cinema, o Palácio dos Festivais é uma opção única e imperdível, já que abriga o festival de Cinema de Gramado, o maior da América Latina. Muitos artistas consagrados do Brasil e de nossos vizinhos sul-americanos comparecem ao local nesta época do ano.

Inaugurado há pouco mais de 10 anos, o Zoológico de Gramado é uma atração nova, porém é tão importante que parece que já tem décadas de história. Além da diversidade de espécies, o local recebeu do IBAMA uma classificação na categoria A, em excelência à preocupação ambiental, além de ter como preocupação a reprodução de animais e aves que estão em extinção, os quais recebem atenção redobrada. Uma atração para as famílias e para os aficionados em história, o Mini Mundo não pode ficar de fora da lista. O local contém desde mini-construções às réplicas de castelos da antiga Europa com riqueza em detalhes.

 

CANELA
No município de Canela, as principais atrações estão na famosa estrada do Caracol, como o Parque de mesmo nome, em que sua principal atração é a Cascata do Caracol, com uma queda d’água de 120 metros. O local é ideal para piqueniques e trilhas ecológicas, além de poder conferir o observatório e o passeio de trenzinho. O Vale dos Dinossauros, inspirados no clássico filme “Jurassic Park” oferece um cenário com dinossauros em tamanho real do filme de Steven Spielberg. O visitante chega ao local dentro de um micro-ônibus, idêntico ao do filme, e é recepcionado por um enorme tiranossauro em movimento, que já pode ser visto do lado de fora.

 

FARROUPILHA
Chegando na inconfundível cidade de Farroupilha, mesmo para os não religiosos, a Catedral da cidade merece ser incluída no roteiro. Com um estilo gótico e construída em 1932, o local ostenta duas belíssimas torres com 49 metros de altura cada, além de possuir quadros em relevo, esculturas no altar e lindos vitrais. Ainda no roteiro religioso, o Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio atraí milhares de fiéis no dia 26 de maio, data da Padroeira da cidade e da região colonial italiana. A cachoeira Salto Ventoso, contém 55 metros de queda de água caindo sobre uma gruta em forma de ferradura e o visitante pode conferir a queda por trás da água, tornando essa experiência inesquecível.

 

CAXIAS DO SUL
Cidade natal de Tite, atual técnico da Seleção Brasileira, a cidade de Caxias do Sul tem muita coisa a oferecer a seus visitantes, entre elas a grandiosa Vinícola Castelo Medieval Chateau Lacave, castelo medieval construído inteiramente de pedra e é aberto à visitação. O local abrigava uma vinícola, porém hoje abriga uma loja de varejo e um espaço para eventos. Local fica em meio a um belíssimo bosque com lago, plantas e araucárias. Caxias é conhecida pela diversidade de parques em sua extensão, como Parque Cinquentenário, composta pela vegetação nativa e área de recreação para caminhadas e lazer, além do Parque Getúlio Vargas, com ótima infraestrutura para lazer e esportes.

 

Mauro Adamoli
[email protected]