Jaguatirica é atropelada em rodovia

Uma jaguatirica morreu atropelada na madrugada do último sábado (2) na rodovia Comendador Américo Emilio Romi (SP-306), que liga Santa Bárbara a Capivari. Um sitiante teria localizado o animal morto, na estrada de terra. O carro que teria causado o atropelamento não foi identificado.

A veterinária Emanuele Mosna disse que recebeu uma foto do atropelamento através de seu tio, que é sitiante naquela região. Apesar de ser confundida por onça, o animal atropelado trata-se de uma jaguatirica, pois pertence a família dos felídeo (também conhecida como felinos) e é de porte pequeno, deve chegar no máximo há 15 kg quando adulta. Tem comportamento noturno, e se alimenta de pequenos roedores ou aves. A onça pintada já é o maior felino das Américas e não há relatos em nossa região, e essa pode chegar até mais de 100 kg.

“Acompanho muitos grupos e relatos sobre onças, que não era comum na região, mas ultimamente tenho visto e recebido diversos vídeos, fotos, sobre onças na região, principalmente a onça parda. Meu pai, tios, contam que era comum jaguatirica aqui há uns 30 anos atrás, mas essa é a primeira que vimos nos últimos anos, e infelizmente da pior forma possível. Mas outros animais são bem comuns ali, como capivaras, lebres, cachorros do mato. Há alguns meses, próximo ao mesmo local, teve também, uma onça parda atropelada, que foi notícia”, disse a veterinária.

(Cristiani Azanha)