Jogo de ida entre XV e Mirassol será neste domingo (27), às 11h

XV tem a 2ª melhor campanha na Copa Paulista (Foto: Michel Lambstein)

Após o fim da 3ª fase da Copa Paulista, a fase eliminatória começará e o XV de Piracicaba terá pela frente o Mirassol na semifinal e, por ter melhor campanha na somatória das fases (42 pontos a 40), o Nhô Quim fará a primeira partida em Mirassol, no domingo (27), e decidirá a vaga em Piracicaba dia 3 de novembro; as duas partidas serão às 11h. O XV chega pela sétima vez a semifinal, enquanto que o adversário disputará esta fase pela segunda vez em sua história (na primeira, foi eliminado justamente pelo Nhô Quim).

Logo após a partida do último sábado (19), o técnico Tarcísio Pugliese falou sobre mais uma decisão. “O Mirassol é uma equipe fortíssima, sendo o único da Série A1 que ficou entre os quatro semifinalistas e desta forma, tem um certo favoritismo. Porém o nosso time é muito forte e tenho certeza que temos condições de nos classificar e brigaremos tanto para chegar na final quanto para ser campeão”, disse o treinador, que sabe que a semifinal não será fácil. “Tenho certeza que serão jogos difíceis, já que é um time bem organizado, que tem um ritmo de jogo e velocidade diferente do nosso. O Mirassol gosta de manter a posse de bola em seu campo defensivo. O nosso time também gosta de ter a bola, mas sempre tentamos jogar em um estilo mais vertical, com mais triangulações. Precisamos ter cuidado que serão dois jogos bem difíceis”, completou.

XV e Mirassol se enfrentaram na segunda fase da competição e o leão da Alta Araraquarense venceu os dois confrontos. A partida em Mirassol foi logo na 1ª rodada da fase e terminou com placar de 2 a 0 a favor dos mandantes, gols de Bruno Mota e Juninho. Naquela partida, o XV ficou com um jogador a menos durante todo o segundo tempo, em razão da expulsão de Fraga na volta do intervalo e sofreu os gols nos minutos finais. No jogo no Barão, ambas as equipes entraram classificados para a etapa seguinte e pouparam bastante atletas, seja por suspensão ou pela sequência de jogos. O Mirassol venceu novamente, agora por 2 a 1 de virada, com gols de Gabriel Leite e Talles, com Raphael Macena marcando o tento de honra do Nhô Quim.

O Nhô Quim leva desvantagem nos confrontos recentes diante do Mirassol, com dois empates e quatro derrotas, contando jogos da Série A1 2012 e 2013, e da Copa Paulista de 2017 e desta temporada. Porém, no confronto mais importante entre eles, o XV saiu vitorioso. O confronto foi válido pelas semifinais da Copa Paulista 2008 e, após empate em 1 a 1 em Mirassol (Adilson fez o gol alvinegro), o XV venceu por 3 a 1 no Barão (gols de Felipe Blau, Fábio Santos e Jorge) eliminou o rival e chegou em sua primeira final da competição estadual.

As outras semifinais do XV na Copa Paulista foi em 1992 (perdeu para o Mogi Mirim), 2013 (perdeu para o São Bernardo FC), 2014 (perdeu para o Santo André), 2016 (venceu o Rio Claro) e 2017 (perdeu para a Inter de Limeira).

Mauro Adamoli