Jovem piracicabana lança livro na biblioteca

livro Laura reuniu em obra 25 contos e uma crônica. (Foto: Amanda Vieira / JP)

Hoje, às 20h, na Biblioteca Pública Municipal Ricardo Ferraz de Arruda Pinto, acontece o lançamento do livro Noturno, da piracicabana Laura Capaldi Arruda, de 15 anos de idade. Noturno é uma coletânea de 25 contos e uma crônica de autoria da jovem. Os contos abrangem temas como seca no nordeste, imigrantes dos locais de guerra, amor, vida, depressão e ansiedade, de modo, conforme a autora, a provocar reflexões no leitor. A entrada no evento é gratuita.

“Noturno vem como uma forma de descascar o interior de cada um de nós. São temas importantes na atualidade, e, ao meu ver, deveriam ser abordados pela sociedade mais vezes sem o peso do preconceito, que às vezes é presente”, declarou Laura, que é aluna do primeiro ano do ensino médio do colégio Anglo Portal do Engenho.

Ela disse que tem o escritor estadunidense Edgar Allan Poe, autor de O Corvo e O Gato Preto, como a maior influência literária. “Também me inspiro muito em Raphael Montes, Clarice Lispector, Stephan King e Freud”, acrescentou.

O interesse pela escrita, a escritora contou, foi despertado na infância, por conta de um livro sobre estrelas e planetas que o pai dela costumava ler para ela. “As ilustrações de galáxias e planetas enchiam meu subconsciente de curiosidade, e, assim, eu comecei a ler mais. Primeiro, livros curtos, e, depois, com o tempo, o número de páginas já não importava mais. Com esse amor pela leitura, surgiu o amor pela escrita. Eu lia e queria também conseguir, um dia, criar algo”, comentou. E complementou. “Noturno começou a ser pensado por mim em 2016. Foi um processo demorado e árduo, de muita escrita, revisão, paciência, busca por inspiração, e, por fim, o livro foi concluído em dezembro de 2017. Todo o esforço valeu muito a pena, porque sinto como se estivesse finalmente realizando o sonho daquela garotinha que se encantou com um livro de estrelas”, declarou.

SERVIÇO — Lançamento do livro Noturno, de Laura Capaldi Arruda. Hoje, às 20h, na Biblioteca Municipal (rua Saldanha Marinho, 333, Centro). Entrada gratuita. Informações: (19) 3433-3674.

(Raquel Soares)