• Jovens estilistas e suas coleções
  • Jovens estilistas e suas coleções
  • Jovens estilistas e suas coleções

Jovens estilistas e suas coleções

O mundo da moda é feito para todas as idades, e por todas as idades, atividade exige muita criatividade. (Foto: Fernando Cavallari)

Fitas, penas, tecidos dos mais diferentes tipos, texturas e estampas, misturados com um bom corte, criatividade, agulha e linhas são a receita para uma nova roupa ou uma nova moda. Modelar roupas é considerado uma manifestação de arte e um estímulo para a criatividade, fator essencial para quem ser ser um estilista.

E aguçar esses sentidos é o objetivo do curso de moda do Senac que, neste mês, propôs aos alunos a criação de uma coleção, a partir do tema ‘Tribos’.

“A ideia era de que os alunos se inspirassem na arte e na cultura das mais variadas tribos espalhadas pelos continentes e selecionassem qual delas seria a fonte de ideias para a criação dos croquis”, disse a docente de moda Maria Amelia Aníbal Claus.

“Queríamos sair da ideia preconceituosa de fantasias e criar modelos bonitos e não caricatos”, ressaltou a professora.

O projeto deu certo e a apresentação da coleção será com a exibição das roupas junto com fotos conceituais, amanhã (18), no Senac, para alunos e pais.

ESTILISTAS DESDE CRIANÇA

Incentivar a criatividade também foi o foco de outro projeto de incentivo fashionista para crianças de 6 a 11 anos, realizado em setembro. O concurso beneficente entregava aos participantes uma folha onde deveriam confeccionar as indumentárias da maneira que quisessem.

“Nosso objetivo foi estimular a criatividade das crianças e tivemos resultados surpreendentes. Além disso, elas ajudaram em uma boa causa”, disse uma das realizadoras do projeto Hamika Rejane da Silva.

O resultado foram desenhos de vestidos coloridos, laços, glitter e tecidos aveludados.

Segundo Hamika, 78 crianças participaram do evento e a taxa de inscrição era uma caixa de bombom que, posteriormente, foi doado para ONG (organização não governamental) Gaia +, uma instiuição que trabalha para desenvolver escolas e atividades para crianças em estado de vulnerabilidade social.

Os desenhos foram avaliados por jurados do ramo da moda e por fotógrafos.

Larissa Anunciato
[email protected]