Jovens Músicos volta às escolas

As escolas Mario Dedini e Morais Barros terão aulas gratuitas de música até o final de novembro. (Foto: Silas Júnior)

O Projeto Jovens Músicos, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, retoma o Programa Orquestrando Escolas em parceria com escolas públicas do Estado de São Paulo e com a Diretoria de Ensino da região de Piracicaba.
As aulas começam esta semana e seguem até o final de novembro com aulas de iniciação musical para 120 crianças, alunos do Ensino Fundamental da Escola Mario Dedini, no bairro Algodoal e da Escola Morais Barros, no Centro.

A formato do Programa Orquestrando Escolas prevê que cada criança tenha uma flauta doce, que poderá levar para casa para que possam aperfeiçoar os estudos em música. O projeto será aplicado para oito grupos de alunos, sendo quatro em cada escola, e uma média de 15 crianças por turma. “Nosso objetivo é preparar as crianças para implementação de aulas de instrumentos de orquestra para o próximo ano, que serão ministradas na própria escola e também para os interessados em continuar o aprendizado”, disse o coordenador do Projeto Jovens Músicos, maestro Anderson de Oliveira.

Além das aulas semanais com o professor Eliezer Silva, as crianças que participam dessas aulas receberão visitas contínuas de professores do projeto com demonstrações de instrumentos variados. “O professor Eliezer tem muita experiência nesse tipo de trabalho. Já desenvolvemos projetos como esse desde 2014 e pretendemos, em pouco tempo, formar uma orquestra de flauta doce dentro de cada escola e, no futuro, montar pequenas orquestras com os instrumentos variados”, avalia o coordenador.

Projeto Jovens Músicos

O Projeto Jovens Músicos foi criado com o objetivo de promover democratização, educação e inclusão por intermédio da música. Nesses nove anos de fundação, o projeto deu acesso à centenas de crianças e jovens diretamente com aulas de música gratuitamente e outras quase 10 mil crianças tiveram acesso aos concertos didáticos.
Atualmente, além da sede, o projeto mantém parceria com escolas públicas da rede estadual de ensino, oferecendo aulas de música gratuitamente para centenas de alunos.

 

Da Redação