Jovens pianistas se apresentam na Empem

Apresentação acontece hoje (25), às 19h30, na sala de concertos Dr. Mahle (Foto: Divulgação)

A Empem (Escola de Música de Piracicaba Maestro Ernst Mahle) promove hoje, às 19h30, o Recital Jovens Pianistas, que busca estimular a formação de novos talentos da música erudita. A apresentação acontece na sala de concertos Dr. Mahle, na sede da escola, e a entrada é gratuita.

Apresentam-se na noite alunos das professoras da escola, Luciane Penati e Rosélys Alleoni, com repertório formado por obras de compositores como Clementi, Consiglio, Suzuki, Bastien, Lichner, Bach, Schumann, Faust, Billi, Chopin, Moskowsky, Grieg e Villa-Lobos.

As professoras aprovam a iniciativa e acreditam ser esse um momento importante para o desenvolvimento dos músicos. Para Luciane Penati, os recitais são peças que influenciam na formação dos alunos. “É por meio dessas apresentações que o adolescente, ou jovem adulto, vai se desenvolver e aprender como se apresentar em público. Isso pode deixá-lo preparado para outros momentos da vida e enfrentar os obstáculos que surgirem pela frente”, afirma.

Já Rosélys Alleoni acredita que o contato com a música torna os jovens mais sensíveis e abertos às belezas da vida. “Eles percebem como a vida é bela e, principalmente, sabem ser determinados, corajosos e autoconfiantes, fatores fundamentais para uma vida bem-sucedida e plena”, diz.

A JUVENTUDE

A formação de jovens músicos sempre foi uma preocupação do Maestro Ernst Mahle, um dos fundadores da Empem.

Mesmo aos 90 anos, o veterano ainda promove o “Concurso de Jovens Instrumentalistas”, que acontece a cada dois anos. Em 1965, Mahle recebeu o título de “Cidadão Piracicabano” por conta de seu trabalho em prol da juventude da cidade, e a importância da formação e envolvimento dos jovens com a música ainda é uma questão latente na escola.

SERVIÇO

Recital Jovens Pianistas. Hoje, às 19h30, na Sala Dr. Mahle, na sede da Empem – Rua Santa Cruz, nº 1155, bairro Alto. Entrada gratuita. Mais informações pelo telefone (19) 3422-2464.

Mariana Requena