Júlio Menezes disputará eleição a deputado estadual

eleição Menezes propõe melhorias na saúde e mais empregos. (Foto: Raquel Soares / JP)

Júlio Menezes recorda-se da manhã fria e chuvosa de 3 de março de 1990, quando chegou a Piracicaba vindo de Aracajú (SE), com 10 anos. Conta ter subido a escada da antiga rodoviária cheio de esperança de prosperar e de vencer por aqui. Deu tão certo, sente-se tão realizado, que resolveu lançar-se na vida pública para fazer pelo coletivo. Menezes concorrerá a deputado estadual pela Rede Sustentabilidade. A intenção é melhorar a cidade e a região que o acolheu, onde conseguiu formação universitária, estabilidade profissional e constituiu família, informou.

Aos 39 anos, Júlio é graduado em Ciências da Computação, pós-graduado em Gerenciamento de Banco de Dados pela Unicamp, mestre em engenharia de software pela Unimep, e, atualmente, cursa graduação em Matemática pela Univesp. Convicto que será eleito para o Poder Legislativo, ele, que já concorreu a vereador por Piracicaba em duas oportunidades (2012 e 2016), pretende ainda cursar Direito. “Como legislador, será importante para mim”, disse. Tem planos de fazer doutorado, “Depois eu paro de estudar. Não pretendo fazer pós-doutorado”.

Menezes é funcionário público concursado da Prefeitura de Piracicaba, onde desempenha a função de analista programador. Também leciona em faculdades da região em cursos de Ciências da Computação. Começou a se envolver com política ao participar das manifestações contra o reajuste de 66% no salários dos vereadores, no início de 2013.

Diz ver a política como “missão e não profissão” e entende que “não tem como haver mudanças com os mesmos”. “Nossa região carece de um deputado que olhe por ela e faça as coisas acontecer. As demandas da população são as mesmas há décadas e precisamos alguém que realmente promova melhorias para as áreas de saúde, geração de emprego, habitação e segurança”, afirmou.
Menezes afirma que a principal função de um membro do Legislativo é a de fiscalizador e também pretende colocar em prática a ideia de exercer mandato coletivo, uma das bandeiras do colega de sigla. “Quero levar meu gabinete para rua e sempre trabalhar com o coletivo”, afirma Menezes.

Acredita ter boas chances de ser eleito (estima que um deputado estadual se eleja pela Rede com 30 mil votos) e não considera que a concorrência com outro candidato do partido, na mesma legenda, atrapalhe sua eleição.

(Rodrigo Guadagnim)

 

O Jornal de Piracicaba está publicando matérias com todos os candidatos a deputado estadual e federal, cujo domínio eleitoral seja a cidade de Piracicaba. Isso para obedecer ao Princípio da Isonomia e não privilegiar a exposição de um candidato em detrimento a outro.